Fotos: Redes sociais
Possivelmente na madrugada desta terça-feira (29), a Escola Municipal José Silvino Diniz, no bairro Solar do Madeira, foi depredada e pichada com referências nazista. Já a Escola Municipal Professora Maria Martins "Mariinha", no bairro Tropical, só não foi invadida, porque as trancas resistiram.
O crime foi descoberto pela manhã, quando os funcionários chegaram para o trabalho. Os vândalos destruíram os vasos de plantas, trabalhos escolares, mesas e cadeiras, objetos que estavam nos corredores, no pátio e nos banheiros foram danificados. Nas pichações, o nome de um jogo de videogame com conteúdo violento, suásticas e outras referências nazistas.
Mensagens também atacam à diretora da escola, fazem referência às turmas do 9° ano do ensino fundamental, o que leva a suspeita que tenha alunos envolvidos no vandalismo. Apesar dos estragos, nada foi levado. A escola não possui câmeras de monitoramento nem vigias noturno, mas a autoria e a motivação do ataque serão investigadas.
As aulas da Escola José Silvino Diniz foram suspensas até a próxima quinta-feira (1º/11), cerca de 600 alunos ficaram sem aulas, até que os reparos sejam feitos. Um representante da Secretaria Municipal de Educação esteve no local e acompanhou o registro da ocorrência. Foi informado que a escola será limpa, tudo o que foi destruído será recuperado e será analisada a possibilidade de reforçar a segurança.

Foto: Google Maps
Em nota a Prefeitura de Contagem falou sobre o vandalismo
A prefeitura agendou uma reunião com o Ministério Público e o Governo do Estado para tratar do caso e, juntos, apurar e impedir que ataques às escolas do município se generalizem.
A equipe da Guarda Civil de Contagem e a da Polícia Militar também estiveram no local, apurando os fatos. Um relatório está sendo produzido e será encaminhado à Polícia Civil para que seja feita uma investigação e se aponte os possíveis autores.
Segundo a Guarda Civil, foram constatados atos de vandalismo e depredação. Não foi verificado crime de furto. Há especulações de que os atos ocorridos na escola estejam associados a um jogo da internet, chamado Bully.
Esses dados, assim como as fotos, serão encaminhados à Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos. A Guarda Civil vai intensificar o patrulhamento na região para evitar ocorrências da mesma natureza e para garantir a tranquilidade da comunidade.
As aulas na Escola Municipal José Silvino Diniz estão suspensas temporariamente até a próxima quinta-feira (01/12) para que sejam feitos os reparos necessários.
A Secretaria de Educação, em conjunto com a Secretaria de Defesa Social vem trabalhando para ampliar a segurança nas escolas municipais. Já está em andamento um projeto para implantação de um Sistema de Videomonitoramento específico para as unidades escolares.