Data de publicação: 28-12-2022 17:30:00 - Última alteração: 28-12-2022 17:37:15

Em BH, mostra reúne obras do escultor Francisco Nuk

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Gustavo Andrade

A exposição gratuita "A Forma Não Cumpre a Função" acontece até dia 13 de fevereiro de 2023, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Belo Horizonte. Segundo o artista belo-horizontino, três das esculturas são inéditas.

Até que ponto um mobiliário é útil? E de que forma o ser humano encara a utilidade e a inutilidade de si mesmo?  Esses são alguns dos questionamentos provocados pelas esculturas de Francisco Nuk.

A mostra passou por Brasília e chega à capital mineira com seis obras e duas instalações, e ocupa as primeiras três galerias do térreo. As obras foram as maiores realizadas pelo artista. As esculturas são todas feitas em madeira e desafiam as formas convencionais com curvas inusitadas. Móveis supostamente comuns ganham ares de surrealismo e surpreendem o público.  

A instalação inédita consiste em um dominó de cristaleiras em tamanho real, que se despejam em um espelho, criando uma ilusão de ótica onde tudo parece desabar. A segunda instalação que compõe a mostra traz 150 gavetas. 


Penduradas em colunas no teto da galeria, elas criam a sensação de arquivos suspensos. Guarda-roupas, cômodas e gaveteiros gigantes também foram recriados pelo artista e causam admiração pelos detalhes.

O trabalho realizado pelo artista anda na linha tênue do utilitário e da peça escultural. Francisco Nuk explicou que as primeiras ideias tinham como objetivo transformar um armário em uma escultura. 

“Entortá-lo significava quebrar sua utilidade convencional, uma vez que sua engenharia primária seria completamente abalada. Uma gaveta precisa estar no esquadro para funcionar”, disse.


Serviço

Mostra "A Forma Não Cumpre A Função"

De 14 de dezembro de 2022 a 13 de fevereiro de 2023
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários).
Horários de visitação: de quarta a segunda, das 10h às 22h.
Ingressos gratuitos, retirados pelo site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB.
Classificação Indicativa: Livre
Mais informações: 31 3431 9400 
E-mail: ccbbbh@bb.com.br  
Redes sociais: Facebook: /ccbbbh | Twitter: @CCBB_BH | Instagram: @ccbbbh
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br