Foto: Arquivo pessoal / fev 2022
Considerado “O Rei do Futebol”, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, causado pelo agravamento do câncer de cólon e outras condições clínicas associadas.
Considerado o maior jogador da história, Pelé foi Tricampeão Mundial vestindo a camisa da Seleção Brasileira de futebol. O Rei estava internado há um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar uma infecção respiratória causada pela Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.
Em setembro de 2021, Pelé passou por uma cirurgia no cólon e desde então, estava sendo submetido a sessões de quimioterapia. Mas no início de 2022, metástases no intestino, no pulmão e no fígado foram detectadas.
Recentemente, Pelé passou alguns dias estável e teve uma leve melhora no quadro clínico. Mas nos últimos dias, a saúde do Rei voltou a se agravar.
A família
Pelé teve sete filhos e estava casado com Márcia Aoki desde 2016. Kelly Cristina, Edinho e Jennifer, filhos do primeiro casamento com Rosemeri Cholbi, em 1966. Os gêmeos Joshua e Celeste, filhos do ex-jogador com a psicóloga Assíria Lemos.
Em 1980, Pelé teve um relacionamento com a modelo Xuxa Meneghel, na época com 17 anos. O namoro durou seis anos.
Pelé teve duas filhas fora do casamento. Sandra Regina, nascida em 1964, só obteve o reconhecimento da paternidade pela Justiça na década de 1990, depois de cinco anos de batalha nos tribunais. O ex-jogador recorreu da decisão da justiça por diversas vezes. Pelé nunca foi próximo da filha, que morreu em 2006, em decorrência de um câncer.
Com Flávia Kurtz, a segunda filha fora do casamento, fruto de um relacionamento nos anos 1970, a situação foi diferente. Pelé conheceu a filha somente em 1994. A fisioterapeuta Flávia sempre participou dos tratamentos de saúde do pai.
Gols
Na carreira, Pelé fez 1.282 gols, em 1.364 partidas pelo Santos. Mas o Rei afirmava ter feito 1.283. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol - CBF, Pelé disputou 113 jogos e marcou 95 gols, com a camisa do Brasil. Para a Fifa, foram 77 gols em 91 partidas.
O velório do Pelé será na Vila Belmiro e o sepultamento ocorrerá na cidade de Santos, em São Paulo.

Foto: Santos / Acervo - Pelé contra o Boca Juniors em 1963