Fotos: Robson Rodrigues
De acordo com a Prefeitura de Contagem, a interdição da orla da Lagoa Várzea das Flores durante os dias 18 e 21 de fevereiro, atenderá a uma solicitação do Ministério Público de Minas Gerais. A fiscalização será intensificada.
Ainda de acordo com a prefeitura, haverá patrulhamento por toda região dentro do limite de Contagem, para garantir a segurança da população e evitar impactos ambientais no sistema de abastecimento de água.
Segundo a Secretaria de Defesa Social de Contagem, o Ministério Público recomendou aos municípios de Contagem e Betim a não autorizar a realização de eventos de qualquer natureza como festas, passagens de “trios elétricos” ou blocos de carnaval que possam gerar aglomerações nas margens do reservatório.
A interdição será realizada em parceria com órgãos de fiscalização da Prefeitura de Betim, Ministério Público, Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA, Instituto Estadual de Florestas - IEF, Transcon, Guarda Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e de Meio Ambiente e Marinha do Brasil.
Durante o período carnavalesco, a Guarda Civil de Contagem fará bloqueios em três dos principais pontos de acessos à orla. Apenas os moradores locais terão acesso. Banhistas, pescadores e embarcações serão impedidos de ter acesso.
Blitz e patrulhamentos preventivos, com as forças de segurança serão feitos para orientar a população. Denúncias podem ser feitas, anonimamente, por meio dos telefones 153 da Central da Guarda Civil e/ou 190 da Polícia Militar de Minas Gerais.
