Foto: Divulgação
No próximo domingo (18), será realizado um grande Ato Público contra a aprovação do “Marco Temporal", em Belo Horizonte. A concentração será na praça da Liberdade a partir das 9h e às 10h será o início da caminhada em direção a praça Sete.
O Projeto de Lei - PL 490, do Marco Temporal, que foi aprovado no Congresso Federal e está em tramitação no Senado, prevê reconhecer e demarcar somente as terras ocupadas pelos povos originários até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.
Se o PL for aprovado como está, as comunidades indígenas que não conseguirem comprovar a ocupação da terra, até a data da promulgação da Carta Magna brasileira, poderão ser expulsas dos territórios dentro da forma da Lei.
Segundo os Movimentos Unificados de Minas Gerais, Contra o Marco Temporal, realizadores do grande Ato Público na capital mineira, o Marco Temporal ameaça todos os direitos fundamentais dos povos indígenas. Por isso todos precisam ser contra o PL 490, que prevê o genocídio indigena e ambiental.
O Coletivo “Os Lambuzados”, fará uma performance contra a mineração e em favor das vítimas da lama das barragens das mineradoras. Os participantes do “Os Lambuzados” carregam estandartes com dizeres de protestos e roupas sujas de lama. Cantam canções contra a mineração predatória que destrói rios, mata bichos e também mata índios.
Serviço:
Grande Ato Público contra o “Marco Temporal", em Belo Horizonte
Concentração: Praça da Liberdade, a partir das 9h;
Saída: Caminhada em direção a praça Sete, às 10h;
Previsão de chegada: às 12h
