Fotos: Divulgação
A Escola Estadual Juventina Pinto Brandão, em Contagem, realiza todos os anos um espetáculo de talentos que reune estudantes do ensino Fundamental ao Médio. Este ano o Festival de Dança acontece no próximo sábado (7), das 7:30 às 11h.
O Festival de Dança, idealizado e organizado pela professora de Educação Física e diretora da escola, Tammy Souza, acontece desde 2017 e já se tornou um evento tradicional na comunidade escolar.
“As turma escolhem os temas, criam coreografias, ensaiam e até montar cenários para as apresentações. O objetivo do Festival de Dança é criar algo fora do comum para os estudantes para estimular o desenvolvimento de novos talentos”, explica a diretora.
Ainda de acordo com a diretora, o Festival de Dança, além de ser uma oportunidade para os alunos expressarem a criatividade e o protagonismo, também é fundamental para promover a aproximação entre a escola e as famílias.
Pais, familiares e toda a comunidade comparecem para torcer e acabam se emocionando com as performances que fortalece os laços de amizade e celebrar a arte e a cultura.

A cada edição, os alunos surpreendem com a escolha de temas criativos e a elaboração de coreografias cativantes. Já viajaram pelas décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000, exploraram as riquezas culturais das diversas regiões do Brasil e até recriaram músicas de filmes, séries e novelas.
Em 2020, mesmo com a pandemia o festival não parou. Os alunos adaptaram-se ao formato virtual e enviaram vídeos das apresentações. Já em 2022, o tema foi livre e os estudantes apresentaram da valsa ao forró, passando pelo clássico da Disney, Moana.
A banca de jurados composto por três professores, um ex-aluno convidado e um membro da comunidade avalia critérios como caracterização/figurino, coreografia, sincronismo, criatividade e cenário/decoração.
“O Festival de Dança é prova que a Educação Física vai muito além da prática esportiva. Ela é uma forma prazerosa de aprendizado que contribui para o desenvolvimento da consciência corporal e promove a apreciação da cultura”, disse a diretora Tammy Souza.
A dança oferece inúmeros benefícios aos alunos, sensação de bem-estar, resistência física, força e flexibilidade. Pode ser uma ferramenta poderosa para desafiar estereótipos e promover a inclusão. “A Educação Física pode incorporar a dança como uma atividade enriquecedora para todos os estudantes”, finalizou a diretora.

Serviço:
Festival de Dança da Escola Estadual Juventina Pinto Brandão
Sábado (7), das 7:30 às 11h.
Rua Quatorze, 35 - bairro São Sebastião - Contagem/MG
Evento gratuito
https://www.instagram.com/eejuventinapintobrandao/
https://www.facebook.com/escolaestadualjuventinapintobrandao/