Foto: Robson Rodrigues
Segundo a Autarquia de Transito de Contagem - Transcon, em 2023, foram 7 km de ciclofaixa criadas na avenida Colúmbia, no bairro Novo Riacho e na José Faria da Rocha, no Eldorado. As obras visam contribuir para a mobilidade e qualidade de vida dos ciclistas.
O diretor de Planejamento de Trânsito da Transcon, Alexander David, disse que a medida visa também diminuir o número de veículos nas ruas e reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.
“O ciclismo é uma mobilidade sustentável e ativa capazes promover benefícios individuais e coletivos. Incentivar o uso da bicicleta como transporte e para o lazer, também é promover mais saúde e bem estar para a população", afirmou.
As ciclofaixas que são feitas no asfalto e as ciclovias que ficam nos canteiros. Ainda segundo a Transcon, para 2024 é esperado a conclusão de mais ciclofaixas e ciclovias. Outras estão em fase de análise e elaboração de projeto.
O hábito de pedalar melhora o bem-estar mental, a coordenação motora, o equilíbrio, a saúde cardiovascular e a saúde em geral.
Bike com mais segurança
A ciclofaixa da R. Haeckel Ben-Hur Salvador, será iniciada juntamente com a sinalização do programa "asfalto novo-segunda etapa". Trecho entre a Av. João César de Oliveira até a praça do Cinco, tem previsão de término no início de 2024.
A 1° fase da ciclovia da Av. Francisco Firmo de Matos, que vai da BR 381 até o marco zero, tem previsão de ser concluída no primeiro semestre de 2024.

Foto: Gabriella Gomes
Fiscalização e penalidades
A fiscalização ficará a cargo dos agentes de trânsito da Transcon. A autarquia avisa que os cidadãos podem denunciar caso flagre veículos estacionados nas ciclofaixas ou ciclovias.
O condutor pode receber multas em três situações: ao estacionar, parar ou transitar em ciclofaixas ou ciclovias. De acordo com o ART. 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com veículo em ciclovias e ciclofaixas configura infração gravíssima, com 7 pontos na CNH e multa no valor de R$880,41.
Já para quem estacionar ou parar o veículo em cima de ciclovias e ciclofaixas, segundo os Art. 181 e 182 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é grave, com penalidades de 5 pontos na carteira e multa no valor de R$195,23.
O cidadão deve ligar para a Transcon pelo Disque 118 - opção 1 e denunciar qualquer desrespeito às ciclovias e ciclofaixas.
Fonte: Transcon