Divulgação
O maior festival de quadrinhos da América Latina FIQ transforma Belo Horizonte, na capital dos quadrinhos. A 12ª edição do evento de arte sequencial que acontece no Minascentro, de quarta-feira (22) a domingo (26), tras programação diversificada e gratuita.
O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH terá o tema "Onde cabem os quadrinhos?" Serão cinco dias intensos com mesas-redondas, debates, exposições, duelos de HQs, rodadas de negócios, oficinas e sessões de cinema, reunindo aproximadamente 400 artistas brasileiros e internacionais.
A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Periférico, transforma a cidade no epicentro das HQs. Este ano, o FIQ BH conta com a presença de artistas renomados de 22 estados do Brasil e de seis países.
O público terá a oportunidade de participar de mesas-redondas com temas como "Quadrinho [é/não é] cinema/literatura/livro ilustrado" e "Rap e Quadrinhos", além de bate-papos com artistas internacionais como Paolo Bacilieri (Itália) e Jenny Jordahl (Noruega).
A programação também inclui uma mostra de cinema no Cine Santa Teresa, com filmes como "Cidade Pirata" e "Bob Cuspe Sbornia".
Os artistas Ana Luiza Koehler e Alves serão homenageados com a exposição "Do Beco ao Cerrado: o espaço reimaginado de Ana Koehler e Alves", que destaca suas trajetórias e obras significativas. A exposição oferece um olhar sobre a modernização urbana e as paisagens poéticas do cerrado.
Destaque
Seis décadas após o fim do golpe civil-militar de 1964, na mesa "Ditadura nunca mais! Quadrinhos e os 60 anos do golpe civil-militar", autores e autoras refletem sobre a importância de não deixar esquecer - para nunca deixar repetir.
A mesa acontece no dia 25.05, sábado, às 19h, e conta com a presença do quadrinista, pintor e ilustrador Matthias Lehmann (Franco-Brasileiro), da quadrinista e ilustradora mineira Julhelena, famosa por seu humor com narrativas em preto e branco -, e ainda, LOR – cartunista, desde 1973, premiado em diversos salões de humor.
Uma das iniciativas mais aguardadas é a Ação Vale-Livro, que vai distribuir vales para cerca de 3 mil alunos de escolas públicas municipais de Belo Horizonte e aproximadamente 300 professores. Este projeto visa incentivar a leitura e aproximar jovens leitores do universo dos quadrinhos.
Serviço
12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH 2024
De 22 a 26 de maio, no Minascentro - rua Guajajaras, 1022, Centro, BH.
Horário: Quarta a sexta-feira, das 8h às 20h; sábado, de 9h às 21h; domingo, de 9h às 19h
Classificação: Livre
Mais informações e inscrições para oficinas: portalbelohorizonte.com.br/fiq
FIQ BH nas Redes
Fonte: Assessoria de Imprensa