Data de publicação: 06-09-2024 19:05:00 - Última alteração: 06-09-2024 19:18:36

Tempo seco e fumaça deixa ar da grande BH impróprio

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: CBMMG

Incêndio em mata ao lado do Hospital da Baleia

Nesta sexta-feira (6), os termômetros chegaram a 34º no meio da tarde e a previsão de altas temperaturas nos próximos dias deixam as forças de segurança ainda mais mobilizadas. 

Equipes de combate continuam o trabalho intenso de controle e extinção dos focos de fogo em Unidades de Conservação de Minas Gerais.

Segundo do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais - CBMMG, a situação varia entre as diferentes áreas, mas os esforços estão sendo concentrados em monitorar, conter e realizar o rescaldo nas regiões atingidas.

Balanço

Parque Estadual Serra do Brigadeiro: No 5º dia de operação, com ações em andamento, focos de incêndio foram detectados nas áreas de Pico Matipó Grande, Trilha do Serrotinho/Cantagalo e Pai Inácio. 

Equipes realizam lançamentos por terra e monitorando o foco na região de Tromba Danta, com apoio aéreo e terrestre.

APA Alto do Mucuri: No 2º dia, o incêndio detectado na área interna, na localidade de Brejaúba, está sob controle, e as equipes se deslocam para confirmação in loco.

Parque Estadual Pau Furado: No 5º dia, o incêndio afeta tanto áreas de amortecimento quanto dentro da unidade. Devido ao terreno acidentado, as equipes enfrentam dificuldades, mas seguem no combate.

Parque Estadual Serra Negra: O incêndio, agora contido, segue em monitoramento e rescaldo. Não foram detectados novos focos ou linhas de fogo.

APA Estadual Seminário Menor de Mariana: No 6º dia, os focos foram controlados, e as equipes seguem realizando o rescaldo e monitoramento de áreas já queimadas ou com pouca possibilidade de propagação.

Parque Estadual Pico do Itambé: No 3º dia, o incêndio afeta áreas de floresta semidecidual, campo rupestre e cerrado. Três frentes de combate estão em andamento com apoio aéreo.

Parque Estadual Serra do Papagaio: No 2º dia, o incêndio em Fragaria foi extinto, e as equipes continuam trabalhando no rescaldo de focos na região de Garrafão e Berta, com apoio aéreo e equipes terrestres.

APA Estadual Fernão Dias (Sapucaí Mirim): No 2º dia de operações, as equipes continuam combatendo as chamas na APA, com o apoio de brigadistas voluntários e a Defesa Civil.

Monumento Natural Estadual Serra da Moeda: No 2º dia, bombeiros continuam atuando no combate aos focos de incêndio, com três brigadistas contratados no local.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, as operações envolvem recursos aéreos (helicópteros e aviões airtractor), brigadistas, bombeiros militares, Polícia Militar e voluntários, com apoio de viaturas, caminhões-pipa e veículos 4x4. 

A situação permanece em monitoramento, e o objetivo é garantir que todos os focos sejam extintos e que as áreas afetadas sejam devidamente resfriadas.

O Corpo de Bombeiros afirmam que cerca de 90% do casos de incêndio em vegetação são criminosos, mas não exerce o papel investigativo. 

Fonte: CBMMG
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br