Foto: Divulgação
Sérgio Mendes, um dos maiores ícones da Bossa Nova, que faleceu na quinta-feira (5), em Los Angeles, EUA, aos 83 anos. Mendes, revolucionou a música ao mesclar samba com o jazz e o pop.
Mendes morreu cercado da família que mencionou que ele sofria de Covid longa e problemas respiratórios. Mas a causa oficial da morte não foi divulgada.
Com uma carreira de mais de seis décadas, Sérgio Mendes é lembrado por regravações que marcaram gerações, como *Mas Que Nada*, de Jorge Ben Jor, e *The Fool on the Hill*, dos Beatles.
Ao longo da trajetória, Mendes lançou mais de 35 álbuns, muitos dos quais atingiram discos de ouro e platina nos Estados Unidos, além de ser indicado ao Oscar em 2012 pela música *Real in Rio*, do filme *Rio*.
Trajetória e sucesso internacional
Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, Sérgio Mendes começou a carreira na década de 1960, durante o auge da Bossa Nova tocando teclados nos bares da boemia carioca.
Em 1964, após o Golpe militar, Mendes saiu do país e foi morar em Los Angeles, EUA, onde alcançou sucesso internacional com a banda *Brasil '66*. A trajetória do artista levou a música brasileira a ser conhecida em todos os cantos do mundo.
Mendes conquistou reconhecimento global com a habilidade de reinventar clássicos, como *Mas Que Nada*, a primeira música em português a alcançar o topo das paradas internacionais.
A música de Sérgio Mendes uniu gerações e fronteiras, e seu talento o levou a se apresentar em grandes eventos, como shows na Casa Branca para presidentes dos Estados Unidos, além de colaborar com artistas globais, como Paul McCartney, Frank Sinatra, Black Eyed Peas e John Legend.
Homenagem e legado
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lamentou a morte de Mendes, destacando seu legado com 70 composições registradas e 681 gravações.
Entre as músicas mais tocadas nos últimos anos no Brasil, está *Don't Say Goodbye*, em parceria com John Legend e Scott A Mayo.
Veja o ranking das músicas de autoria de Sergio Mendes e em parceria mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo):
1º lugar
- Don't say goodbye
John Legend / Sergio Mendes / Scott A Mayo
2º lugar
- Favo de mel
Mika Mutti / Carlinhos Brown / Sergio Mendes / John Powell
3º lugar
- Real in Rio
Carlinhos Brown / Sergio Mendes / Siedah Garrett / John Powell
4º lugar
- Timeless
Sergio Mendes / India Arie / Board Priese L
5º lugar
- So many stars
Keith Marilyn / Sergio Mendes / Albert Samuelsohn
6º lugar
- Maracatudo
Alpert Lani Hall / Sergio Mendes
7º lugar
- Noa noa
Sergio Mendes
8º lugar
- Groovy samba
Sergio Mendes
- Batucada família
Siedah Garrett / Sergio Mendes / Carlinhos Brown / John Powell
9º lugar
- Horizonte aberto
Guto Graca Mello / Sergio Mendes / Paulo Sergio Valle
10º lugar
- Sapo cai
Mika Mutti / Sergio Mendes / Carlinhos Brown
- Bola viva
Carlinhos Brown / Sergio Mendes / John Powell
O trabalho de Sérgio Mendes vai continuar gerando direitos autorais para a família pelos próximos 70 anos, conforme a Lei dos Direitos Autorais.
Sérgio Mendes deixa uma marca indelével na música mundial. Ele influenciou novas gerações e promoveu a cultura brasileira no exterior. Mendes deixa a esposa Gracinha Leporace, parceira em muitas músicas, cinco filhos e uma legião de fãs ao redor do mundo.
Fonte: Agência Brasil