Foto: Jhulia / Arquivo pessoal
O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares, enfrenta uma queda acentuada no estoque e busca novas doadoras. O BLH é referência estadual em aleitamento materno.
Em outubro, o BLH arrecadou 141 litros de leite materno, cerca de 40% a menos do volume esperado de 230 litros. O número de doadoras cadastradas também caiu, passando de aproximadamente cem para apenas 52 mães ativas.
A coordenadora do Banco de Leite, Karine Antunes, reforça a importância da participação de novas doadoras e tranquiliza as mães que o leite excedente não compromete a alimentação dos bebês das doadoras.
"A mãe que queira doar pode ficar tranquila: o leite não vai faltar para o seu bebê. Quanto mais você doa, mais produz", explica.
O processo de doação é facilitado pelo BLH, que fornece todo o material necessário para a coleta domiciliar e realiza a retirada dos frascos na casa das doadoras, garantindo que elas não precisem se deslocar.
O leite doado passa por rigorosos processos de seleção e análises microbiológicas antes de ser pasteurizado e distribuído aos bebês que necessitam.
O leite materno é essencial para o desenvolvimento e recuperação dos bebês prematuros internados em unidades neonatais da Maternidade Odete Valadares.
"O leite materno faz muita diferença na vida das crianças prematuras. Ele é muito mais que nutrição: atua como medicamento, protege o recém-nascido e contribui para a recuperação dessas crianças", destaca a equipe da MOV.
Serviço:
Como doar Leite Materno
Fazer o cadastro para doação
Telefone: (31) 3298-6008
Portal MG
MG App, na opção Saúde > Doação de Leite Humano
Fonte: Gov Minas - Secom