Data de publicação: 13-02-2025 16:52:00 - Última alteração: 14-02-2025 18:45:38

9ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas bate recorde de adesão

Panificadora Halley
Foto: Divulgação

Evento gratuito, que acontece nesta quinta-feira (13/2), mobiliza 75 cidades e leva cultura a milhares de mineiros com mais de 120 atividades em 107 espaços culturais. Contagem não participa desta edição.

A proposta central do evento é a ampliação do horário de funcionamento dos museus e bibliotecas até às 22h, ´para permitir que pessoas que trabalham ou estudam durante o dia também possam aproveitar a programação.

A 9ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas (NMMB) chega com números inéditos: 75 cidades participam da programação, sendo 29 delas estreantes, um aumento significativo em relação à edição anterior, que contou com 45 municípios. 

No total, mais de 120 atividades serão realizadas em 107 equipamentos culturais, ampliando o acesso à arte e ao conhecimento em diferentes regiões de Minas Gerais.

A programação, aberta a todos os públicos, inclui exposições, saraus literários, oficinas, apresentações artísticas e rodas de conversa. A lista completa das atividades pode ser acessada neste link

O evento faz parte do Ano Mineiro das Artes - AMA, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). 

Expansão e impacto cultural

Desde a criação, em 2022, a NMMB já esteve presente em 129 municípios diferentes, com quase 500 atividades em mais de 170 museus e bibliotecas pelo estado. 

Segundo a Secult, o principal objetivo da iniciativa é democratizar o acesso à cultura e descentralizar as ações culturais, garantindo que mais pessoas tenham contato com arte, literatura e patrimônio histórico.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, ressalta a importância da iniciativa para fortalecer a conexão entre a população e os espaços culturais.

“Mais do que abrir suas portas à noite, o evento promove a conexão entre o público e nossas expressões culturais, fortalecendo a vivência artística em Minas Gerais. Essa iniciativa está alinhada ao AMA – Ano Mineiro das Artes, que busca mobilizar museus e toda a rede cultural em favor da arte e de seus protagonistas”, destaca.

A reportagem do DC Online questionou a Prefeitura de Contagem para saber o porquê da não participação da cidade nesta edição do evento. Aguardamos retorno para informar a população.

Serviço

9ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
Horário: Até às 22h
Local: Museus e bibliotecas de 75 cidades mineiras
Entrada: Gratuita
Programação completa: Acesse aqui

Fonte: Agência Minas
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br