Imagens de moradores
De acordo com os moradores, som alto, rachas, tráfico e vandalismo tiram o sossego daqueles que residem próximos à Praça Sérgio Freitas de Araújo, na avenida Dr. João Augusto Fonseca e Silva, no bairro Novo Eldorado, em Contagem.
Os moradores cobram ações mais efetivas das autoridades. As famílias estão vivendo dias de tensão e insatisfação com a falta de segurança e ordem pública. Durante as madrugadas, especialmente de quinta a domingo, a região tem sido palco de aglomerações descontroladas, repletas de práticas ilegais e perturbação do sossego.
Entre os principais problemas relatados pelos moradores são os rachas, manobras perigosas com motos e carros, tráfico de drogas a céu aberto, vandalismo e até presença de indivíduos armados.
O barulho ensurdecedor dos veículos e dos sons automotivos durante toda a madrugada torna impossível o descanso dos moradores. Já registraram inúmeras denúncias às autoridades, Polícia Militar, Ministério Público, Prefeitura de Contagem, sem retorno satisfatório.
“Estamos desamparados. A polícia aparece eventualmente para dispersar, mas nunca resolve de fato. No dia seguinte, tudo volta ao normal, e o ciclo se repete. Já houve disparos de arma de fogo e crianças já encontraram pinos de droga pelo chão. Estamos com medo!”, relata um morador indignado.

Outro ponto de preocupação é o incentivo à permanência da multidão no local por estabelecimentos que permanecem abertos além do horário comercial, que contribuem para a permanência dos jovens. Somente os bares e restaurantes seguem as normas ao encerrar as atividades no horário determinado.
Moradores pedem urgência nas ações e sugerem medidas simples, como a presença contínua de viaturas na praça para inibir as práticas criminosas. “Não é preciso muito para resolver. Se houvesse um policiamento fixo ali nos dias críticos, já mudaria completamente a situação”, aponta outro morador.
Com denúncias registradas na Polícia Militar, na Ouvidoria de Contagem e até no Ministério Público sem avanços concretos, a comunidade agora apela para a imprensa na tentativa de chamar a atenção das autoridades antes que a situação resulte em tragédias ainda maiores.
A reportagem do DC Online se compromete a questionar a Polícia Militar, a Prefeitura de Contagem e o Ministério Público, para que as instituições justifiquem a falta de ações positivas capazes de trazer sossego para as famílias afetadas pelas algazarras no bairro Novo Eldorado, em Contagem.
Fonte: Moradores