Divulgação
Uma audiência pública acontece na próxima quarta-feira (2/4), às 14:30h, na Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Adriana Souza (PT).
A reunião vai reunir representantes do poder público, movimentos sociais, especialistas e a população para debater um projeto já elaborado para reativar o transporte ferroviário de passageiros.
Especialistas e autoridades querem debater soluções para a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A volta do trem de passageiros metropolitano será o centro das discussões.
Sociedade civil
O Coletivo SOS Vargem das Flores, coordenado pela professora e ambientalista, Cristina Oliveira, foi a entidade da sociedade civil organizada que encabeçou a campanha para a volta do trem de passageiros que foi desativado a cerca de trinta anos.
O contrato de concessão das linhas férreas ocupadas pela mineração está em fase de renovação e com isso, várias entidades, políticos e governos municipais da Região Metropolitana se uniram a campanha pela volta do trem de passageiros.
Legitimidade
Com a crise da mobilidade urbana e a dependência exclusiva dos ônibus, a proposta surge como uma alternativa sustentável e eficiente para desafogar o trânsito e garantir mais dignidade para milhares de trabalhadores da região.
"A volta do trem não é só sobre transporte. É sobre dignidade, integração regional e combate às desigualdades que afetam milhares de pessoas diariamente", ressalta Adriana Souza.
Solução viável para o transporte público
A audiência pública vai abordar dados técnicos e experiências nacionais e internacionais que comprovam a viabilidade da reativação das linhas férreas. Entre os pontos a serem discutidos, estão a necessidade de investimentos, os impactos sociais e econômicos da implementação do projeto e as ações legislativas necessárias para viabilizá-lo.
O encontro contará com a presença de representantes do governo federal, pesquisadores, lideranças comunitárias e parlamentares de Contagem, Belo Horizonte, Santa Luzia e Ribeirão das Neves, cidades que podem ser diretamente beneficiadas com a reativação do trem.
Mobilização popular e participação democrática
A iniciativa reforça a importância da participação da sociedade na construção de políticas públicas que impactam diretamente a qualidade de vida da população. A imprensa foi convidada a acompanhar a audiência e repercutir a pauta, que segundo os organizadores, é essencial para o futuro da mobilidade na RMBH.
Serviço:
Audiência Pública sobre a volta do trem de passageiros na RMBH
Quarta-feira (2/4), às 14:30h, no Plenário da Câmara Municipal de Contagem
Praça São Gonçalo, nº 18 – Centro
Evento público e aberto a todos
Fonte: Assessoria de imprensa