Data de publicação: 14-04-2025 19:40:00 - Última alteração: 17-04-2025 01:33:30

Filme, 13 de Maio: A Abolição da Escravatura, estreia no Quilombo dos Arturos

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Luci Sallum/PMC

O Quilombo dos Arturos vira filme sobre resistência e estreia nesta terça-feira (15/4), às 19h, em Contagem. A produção retrata a luta, cultura e legado da comunidade quilombola. Entrada gratuita.

O filme “13 de Maio: A Abolição da Escravatura”, que retrata a poderosa trajetória de luta e resistência da Comunidade dos Arturos, ganhará as telas do cinema.

A primeira exibição será na sede da própria comunidade, no bairro Jardim Vera Cruz II, em Contagem. A  sessão marca não apenas a estreia do longa-metragem, mas também os 10 anos do reconhecimento oficial da comunidade como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais e do município.

O filme ealizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Contagem, mergulha nas memórias, rituais, lutas e heranças dos Arturos, para reforçar a importância da comunidade como símbolo vivo da cultura afro-brasileira e quilombola.

De acordo com a coordenadora-geral do projeto, Gracielly Naiara Silva, o filme é uma celebração do legado dos ancestrais e do compromisso com a justiça social.

“Exibir o nosso filme é mais do que contar uma história. É um ato político e cultural. Queremos que o público reflita sobre o que é liberdade, mas também compreenda que a luta continua”, destaca.


Foto: Janine Morais / PMC

Quilombo dos Arturos: 130 anos de fé, cultura e resistência

A Comunidade dos Arturos, que ultrapassa 130 anos de história, é formada por descendentes de Arthur Camilo Silvério e Carmelinda Maria da Silva, que deram origem ao quilombo no fim do século XIX. 

Hoje, na sexta geração, o grupo mantém viva a ancestralidade por meio de festas tradicionais, como a Festa de Reinado, a Folia de Reis e a Festa do Rosário, além de práticas religiosas e sociais.

Em 2014, a comunidade recebeu oficialmente o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais e de Contagem — um marco histórico que reconhece não só a preservação de tradições, mas também o local como símbolo de identidade coletiva. 

Foi uma das primeiras comunidades quilombolas do Brasil a conquistar essa titulação na categoria de “lugares”.

Serviço

Estreia do filme “13 de Maio: A Abolição da Escravatura”

Terça-feira (15/4), 19h, na Comunidade dos Arturos
Rua da Capelinha, 50 – bairro Jardim Vera Cruz II – Contagem/MG
Entrada gratuita

Fonte: PMC
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br