Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A campanha de vacinação mobiliza mais de 27 milhões de estudantes em mais de 100 mil escolas públicas de todo o país.
A ação, promovida pelos Ministérios da Saúde e da Educação, começou nesta segunda-feira (14/4) e é considerada a maior mobilização de vacinação escolar já realizada no Brasil.
A campanha busca atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em escolas públicas de todo o país. A meta é imunizar ao menos 90% dos estudantes até o dia 25 de abril.
A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e será realizada em 5.544 municípios, alcançando cerca de 27,8 milhões de alunos em 109,8 mil escolas públicas, o que representa 80% das instituições da rede pública de ensino do Brasil. Trata-se da maior adesão da história do programa, criado em 2007.
Vacinas aplicadas na campanha:
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- DTP (difteria, tétano e coqueluche)
- Febre amarela
- Meningocócica ACWY
- HPV
As aplicações serão realizadas por profissionais do SUS, que atuarão diretamente nas escolas ou acompanharão os alunos até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
A vacinação vai acontecer somente com a autorização dos pais ou responsáveis. Além disso, será feita uma checagem das cadernetas de vacinação para alertar sobre possíveis doses em atraso.
Vacinação Escolar como estratégia oficial
A partir deste ano, a vacinação nas escolas passa a ser reconhecida como uma estratégia específica de imunização, sendo registrada com a opção “Vacinação Escolar” nos sistemas do Ministério da Saúde.
A medida vai permitir um monitoramento mais preciso dos resultados da campanha e da cobertura vacinal nas faixas etárias atendidas.
Recorte social da campanha
53,6 mil escolas participantes têm maioria de alunos beneficiários do Bolsa Família;
2.220 instituições estão localizadas em territórios quilombolas;
1.782 têm estudantes indígenas matriculados.
Serviço
Campanha de vacinação nas escolas
Período: 14 a 25 de abril de 2025
Local: Escolas públicas participantes ou UBS mais próxima (com autorização dos responsáveis)
Fonte: Agência Brasil