Data de publicação: 14-04-2025 22:51:00

Espetáculo da Paixão de Cristo de Contagem completa 42 anos

Joel de Brito - Agulhas que Curam
Fotos: Robson Rodrigues

A encenação, que é patrimônio cultural da cidade, será realizada na sexta-feira da Paixão (18/4), a partir das 19h, na escadaria da Igreja Matriz de São Gonçalo. Evento público e gratuito.

Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem para assistir à representação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, numa produção que une teatro, fé, reflexão e tradição popular. 

A proposta é levar o público a vivenciar sentimentos de compaixão, amor, dor e esperança, por meio de uma dramaturgia que se renova a cada edição.

“A nossa peça é, acima de tudo, um ato de resistência cultural. Ela traduz valores, reações e provoca uma profunda autorreflexão sobre quem somos e como nos conectamos com o outro, com a cidade e com o sagrado”, afirma o ator e produtor que participa do espetáculo há 20 anos, Thiago Abreu.

Uma história que se reinventa a cada ano

O espetáculo começou em 1983, com um pequeno grupo da Paróquia São Gonçalo que desejava encenar a trajetória de Jesus Cristo até o calvário. 

Desde então, o número de envolvidos cresceu e a produção se tornou mais elaborada, contando atualmente com atores profissionais e amadores, todos moradores ou nascidos em Contagem. 

Além disso, a peça envolve diretamente voluntários da comunidade, que atuam na produção, organização, maquiagem, cenografia e divulgação. Mesmo sendo baseada na mesma narrativa bíblica, a encenação da Paixão se reinventa a cada ano. 

“O texto é sempre renovado. Usamos diferentes personagens como narradores da história e trazemos reflexões ligadas à atualidade, como os temas da Campanha da Fraternidade, o que oxigena a narrativa e aproxima ainda mais o público da mensagem”, explica Thiago.

A produção envolve meses de planejamento. A escrita do novo roteiro começa ainda no segundo semestre do ano anterior. Depois, são feitas as escolhas de elenco e iniciadas as leituras, ensaios e montagem de cenas.


Serviço

Espetáculo da Paixão de Cristo de Contagem

Sexta-feira (18/4) de abril, a partir das 19h
Espaço Popular Sede (Escadaria da Igreja Matriz de São Gonçalo – Praça São Gonçalo, Sede de Contagem.
Evento público e gratuito

Fonte: PMC

Links relacionados

Encenação da Paixão e Morte de Cristo patrimônio imaterial cultural de Contagem 

 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br