Ainda em Estado de Greve, os servidores da educação de Contagem estiveram reunidos com a Comissão Permanente de Negociação Coletiva (COPENC), na quarta-feira (16/4), mas não tiveram progressos significativos.
Segundo o SindUTE Contagem, a reunião com o governo municipal terminou sem avanços e foi informado que o reajuste salarial, o reajuste do vale-refeição e a extensão do benefício para servidores com jornada de 22h30, ainda estão em fase de estudos.
A próxima assembleia geral será na quarta-feira (23/4) e a nova rodada de negociação com a COPENC será na terça-feira (29/4), às 9h, Dia Nacional de Luta da Educação, quando, de acordo com o governo, uma proposta concreta deverá ser apresentada aos servidores.

Coordenadora do SindUTE Contagem, Patrícia Pereira
Representantes do governo municipal informaram que a portaria sobre o Tempo Pedagógico em local de livre escolha, está pronta e será publicada entre os dias 22 e 25 de abril.
No entanto, o SindUTE relatou que o governo negou acesso ao documento mesmo após solicitação, o que causou desconforto e frustração entre os representantes sindicais.
Sobre a substituição temporária de servidores, o governo informou que foi publicada no Diário Oficial do Município (DOC) a Portaria Conjunta CCOAF/SEDUC/SEAD Nº 01, de 10 de abril de 2025, que suspende a exigência de autorização da Coordenadoria de Apoio à Família - COAF para substituições de até 60 dias no setor da Educação, até o mês de junho.

“A portaria é uma medida que atende, em parte, uma das demandas da categoria. Mas em relação ao corte de ponto, aplicado contra servidores que participaram de paralisações recentes, o governo foi categórico ao afirmar que mantém a medida até o fim das negociações, quando então irá avaliar a possibilidade de revogação”, explicou a coordenadora do SindUTE Contagem, Patrícia Pereira.
Durante a última reunião com a COPENC, a direção do SindUTE e representantes da base de negociação reafirmaram e defenderam as reivindicações que exigem melhores condições de trabalho, recomposição salarial, respeito às jornadas, valorização profissional e ampliação dos direitos.
O sindicato avalia que, diante da morosidade nas respostas, será necessário reforçar a mobilização interna nas escolas e buscar mais apoio popular e institucional.
Serviço:
Assembleia Geral da Educação
Local: Prefeitura de Contagem
Quarta-feira, 23 de abril, a partir das 8h
Próxima reunião da COPENC no Dia Nacional de Luta
Local: Prefeitura de Contagem
Terça-feira, 29 de abril, às 9h

Fonte: Assessoria de imprensa