Foto: Divulgação
Há 49 anos trabalhadores e fiéis se reúnem na Praça da Cemig, na comemoração do Dia do Trabalhador. O Sindicato dos Metalúrgicos convida todos para uma participar da manifestação que será realizada a partir das 7h30.
O protesto em defesa de direitos, igualdade e valorização profissional, antecede a celebração da 49ª Missa de São José Operário, santo padroeiro dos trabalhadores.
A manifestação será promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e Região, com apoio da Federação Estadual dos Metalúrgicos de MG (FEM/CUT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A expectativa dos sindicatos é reunir trabalhadores de diversas categorias, lideranças sindicais, movimentos sociais e religiosos na manhã de fé, resistência e mobilização popular para lutar por direitos, justiça social e valorização da classe trabalhadora.
Reivindicações:
-Trabalho igual, salário igual entre homens e mulheres;
- Redução da jornada de trabalho sem redução de salário;
- Fim da jornada 6x1;
- Valorização salarial;
- Isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil;
- Fim do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
O ato será promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e Região, com apoio da Federação Estadual dos Metalúrgicos de MG (FEM/CUT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Os coletivos Boi Rosado e SOS Vargem das Flores também farão parte da manifestação com as pautas ambiental, social, cultural e mobilidade urbana, essa, por meio do Movimento Pela Volta do Trem de Passageiros na Região Metropolitanda de Belo Horizonte.
O movimento ampliou a luta para que outras cidades de Minas Gerais, cortadas por ferrovias utilizadas somente para o transporte de cargas, também sejam beneficiadas com o transporte ferroviário de passageiros que já existiu há cerca de 30 anos.
Serviço:
49ª Missa de São José Operário / Manifestação Popular do 1º de Maio
Quinta-feira (1º de Maio), a partir das 7:30h
Praça Antônio Mourão Guimarães, 346 (Praça da Cemig), no Cidade Industrial, em Contagem
Evento público e gratuito

Fonte: Assessoria de imprensa