Data de publicação: 30-01-2012 00:00:00

ONU pede a Assad que interrompa 'banho de sangue' na Síria

Foto: BBC

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, pediu no domingo que o presidente Bashar al Assad interrompa, “imediatamente, o banho de sangue” na Síria.

"O presidente Assad, como líder da Síria, tem a mais importante responsabilidade de resolver essa situação, se engajando em um diálogo político. Em primeiro lugar, e sobretudo, ele deve parar, imediatamente, o banho de sangue", disse.

Segundo ativistas sírios, pelo menos 45 pessoas morreram só neste domingo no país, em confrontos nos arredores de Damasco e Homs. Mais de 5 mil pessoas já morreram na repressão, segundo a ONU.

Ban fez as declarações em Adis Adeba, na Etiópia, onde participou da inauguração da sede da União Africana.

As declarações ocorrem um dia após a Liga Árabe anunciar a suspensão de sua missão de observadores no país, por causa da escalada da violência.

O secretário-geral da Liga, o general Nabil el-Arabi, justificou a decisão dizendo que "a deterioração crítica da situação na Síria e o contínuo uso da violência" determinaram o fim imediato da missão.

A missão da Liga Árabe chegou à Síria em dezembro e levou à elaboração de um plano de ação, que pede a renúncia do presidente Bashar al-Assad e a formação de um governo de unidade nacional com participação da atual oposição.

Fonte: BBC.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br