Data de publicação: 26-04-2012 00:00:00

Contagem adere discurso sustentável

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

José Agostinho Silveira (Pres. Ciemg), Rita Santana (superintendente Ciemg) e Oded Grajew (empresário, fundador e presidente emérito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social)

FotoS: Robson Rodrigues

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

Na última quarta, 25 de abril, o auditório do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg) recebeu a Conferência Contagem Cidade Sustentável. O objetivo do evento foi integrar Contagem na Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, além de conscientizar cidadãos para a importância do tema.

Na abertura do evento, a prefeita Marília Campos destacou que sustentabilidade pode até parecer novo, mas “os problemas a serem enfrentados são antigos e as soluções exigem um avançar sempre rumo a um novo modelo de desenvolvimento para o país e para o mundo”.

Para ampliar o debate na sociedade contagense, foi convidado o conferencista Oded Grajew, empresário, fundador e presidente emérito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e fundador e integrante do Movimento Nossa São Paulo.

Ele alertou o público sobre a necessidade do mundo repensar um novo conceito de crescimento e progresso.

“Criar um novo modelo de desenvolvimento econômico, uma vez que estamos esgotando os recursos naturais do planeta. Já extraímos dele 50% a mais do que ele é capaz de repor, matando rios e mares, poluindo o ar, estrangulando as vias de circulação, baixando a qualidade de vida nas cidades e aumentando a desigualdade social mundial”, concluiu Oded.

Oded Grajew lembrou que o planeta está num momento crucial onde não há alternativa a não ser mudar a forma de vida, melhor para todos, pessoas, sociedade e empresas.

“O Produto Interno Bruto não pode ser o único indicador do desenvolvimento, a qualidade do crescimento é fundamental. Precisamos mudar nossa cultura e parar de acreditar que vivemos sem limites”.

O professor Grajew também lembrou que as saídas existem e a fonte de conhecimento para ajudar que Brasil participe da importante ação está ao alcance de todos.

“Sabemos quais são os problemas, sabemos o que tem que ser feito e o que não pode ser feito e temos todos os recursos para tanto. Falta consciência e decisão de todos e isso já começou com a criação do Programa Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br) que tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável” ressaltou.

Inovação e criatividade

O outro participante do debate foi o prefeito de Canoas (RS), Jairo Jorge da Silva. Ele apresentou as experiências desenvolvidas na cidade gaúcha e a constatação de que o gestor precisa ser mais racional, enfrentando a crise com a dicotomia própria, que opõe perigo e oportunidades em patamares iguais.

“Desenvolvimento econômico, ambiental e social formam a pirâmide da sustentabilidade, que só existe se houver cidadania”.

O evento teve ainda a presença de Nemer Sanches, representante do Movimento Nossa BH (www.nossabh.org.br) cujo objetivo é fomentar a união de forças entre lideranças comunitárias, organizações sociais, empresas, cidadãos, tendo em vista o comprometimento da sociedade e governos com uma agenda de metas que tenha como foco a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Belo Horizonte. Ele sugere que movimento também seja criado em Contagem.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br