Fotos: Arquivo Pessoal
Cléber Serpa, combatente do ARMY, Exército do Estado Unidos da América, foi homenageado pelo secretário de defesa dos US, Leon Edward Panetta, no dia 19 de outubro, no Pentágono.
Serpa é brasileiro e antes de ir viver nos Estados Unidos, viveu até a se tornar adulto em Contagem, onde sua família reside até hoje.
Combatente na guerra do Afeganistão, Cleber participou de vários combates no deserto e nas montanhas que eram dominadas por Osama Bin Laden. Ele foi ferido em uma emboscada e atualmente, de volta a América, tem sido condecorado pela bravura em combate juntamente com um grupo de veteranos de guerra.
O secretário de defesa dos US, Leon Edward Panetta, entregou medalhas Selfless Service para os soldados feridos em combate. Eles foram convidados para um tour e um almoço no Pentágono em companhia de generais. Todos tiveram a oportunidade de contar como chegar à guerra e como foram feridos. “Fomos tratados com muito respeito e admiração. Quando disse ao secretário que sou brasileiro, ele sorriu e se mostrou surpreso com um “Brazuca” no Exército Norte Americano”, conta.
Segundo Serpa, no Pentágono trabalham 23 mil pessoas e cerca de 100 delas fizeram um corredor humano mostrando faixas e batendo palmas em demonstração de respeito para com os veteranos de guerra.
Em agosto, os veteranos, inclusive Cleber Serpa, receberam mais uma medalha. Dessa vez das mãos do presidente Obama, na Casa Branca. Serpa também foi convidado para participar da entrega de prêmios aos vencedores da corrida Nascar que será realizada na próxima semana, em Las Vegas.
Cleber disse que aonde os veteranos vão, o ônibus é escoltado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia. Segundo ele, a viagem a Las Vegas faz parte do programa que a American Airlines e outros patrocinadores oferecem. São quatro dias em Las Vegas gratuitos para os veteranos que sofreram algum tipo de atentado na guerra. “Eu e mais cinco veteranos fomos escolhidos para representar o ARMY na Nascar, considerada a Fórmula 1 americana”, explica.
Serpa aguarda a data para dar baixa no exército para voltar ao Brasil, onde está de casamento marcado. Enquanto isso, ele aproveita os momentos de homenagens nos Estados Unidos.
Link relacionado: