Data de publicação: 07-01-2013 00:00:00

Ministro da Educação nega vazamento de informações no site do Sisu

Nova Faculdade

Foto: Divulgação

As vagas começaram a serem oferecidas na madrugada desta segunda-feira (7) e já nas primeiras 12 horas mais de 470 mil candidatos se inscreveram para as 129 mil disponíveis em 101 instituições públicas de educação superior.

Aloizio Mercadante negou que tenha ocorrido vazamento de dados de candidatos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Quatro a cinco estudantes entraram na página que dava acesso a alguns dados e não puderam alterar nada, foi imediatamente corrigido. Tudo andou com toda segurança e estabilidade”, disse.

Candidatos relataram nas redes sociais uma falha que permitiu o acesso a dados pessoais e a notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de outros estudantes.

O ministro também comentou sobre ações judiciais impetradas por estudantes insatisfeitos com a correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) acatou o recurso que o MEC entrou contra a decisão da liminar da Justiça Federal no Ceará que determinava que fossem divulgados imediatamente os espelhos da correção das redações acompanhados das justificativas da pontuação.

“O edital foi lançado em maio e não houve nenhum questionamento. Foi estabelecido que todos os alunos teriam acesso pedagógico às redações no dia 6 de fevereiro. Não conheço nenhum outro vestibular que permita isso” finalizou Mercadante.

Mercadante pediu a compreensão dos estudantes com relação ao acesso à correção. “Nós estamos fazendo o máximo possível. Contratamos 40% a mais de corretores, demos um manual de correção para as competências específicas”, disse.

O prazo para as inscrições no Sisu vai até a próxima sexta-feira (11) e só pode ser feita pela internet. Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br