Foto: Gregorio Borgia
Por Lorayne François
A programação oficial da visita do Papa ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro, foi divulgada nesta terça-feira (7), pelo Vaticano.
O líder mundial da Igreja Católica está previsto para chegar ao Brasil no dia 22 de julho na parte da tarde e deve ficar até à noite do dia 28. Para que os fiéis possam ver melhor o Papa Francisco, a organização confirma que em vários momentos o Santo Padre vai utilizar o Papa Móvel.
O Bispo de Roma será recebido no Rio de Janeiro pela presidente Dilma Rousseff, pelo arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
No dia 23 a programação será privada, mas o Papa reaparece em eventos públicos no dia 24, quando segue de helicóptero para a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo.
Em Aparecida, o Papa será recebido pelo Arcebispo Dom Raymundo Damasceno Assis e pelo reitor do santuário, padre Domingos Sávio da Silva. Na tarde do mesmo dia, Papa Francisco volta para o Rio de Janeiro para fazer uma visita ao Hospital São Francisco de Assis, que tem 500 leitos e atende os indigentes gratuitamente.
A partir do dia 25 de julho, a programação será apenas na cidade do Rio de Janeiro com visitas ao Palácio da Cidade, a Comunidade da Varginha – Manguinhos, cidade de Copacabana, Palácio São Joaquim, Teatro Municipal.
No último dia de sua visita, domingo (28), Papa Francisco vai sobrevoar o Cristo Redentor e celebra missa às 10 horas, em Guaratiba. Logo depois, passa pelo Riocentro e realiza a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional do Galeão, às 18h30. A partida para Roma está prevista para as 19 horas e a chegada à capital italiana às 11h30 do dia 29.
Fonte: Agência Brasil