Foto: Divulgação
¹Pedro Henrique da Silva Melgaço Ramos
O ciclo da água ou ciclo hidrológico representa o percurso da água desde a atmosfera, passando por várias fases até retornar à atmosfera. Trata-se de um ciclo natural, mas devido ao aumento significativo da poluição, tem sofrido danos irreversíveis e preocupantes.
Ora, o ciclo da água ocorre na biosfera, que é a parte da esfera terrestre onde se desenvolve a vida animal e vegetal e que apresenta três características principais:
1) recebe amplo suprimento de energia;
2) dispões de água líquida em quantidade substancial; e
3) apresenta interfaces entre os estados sólido, líquido e gasoso da matéria.
Além disso, cumpre destacar que a substância “água” é aquela mais abundante na biosfera, cerca de 1,4 milhões de quilômetros cúbicos. Está localizada nos oceanos, nas calotas polares, na neve, nos lagos e rios, no solo e na atmosfera. Importante salientar que 97,2% de toda a água é encontrada nos oceanos. Dos 2,8% restantes, cerca de 3/4 é encontrado na forma de gelo. Além disso, não custa relembrar que a água constitui 2/3 do peso do homem.
Basicamente o ciclo da água envolve a precipitação “chuva”, o escoamento superficial, a infiltração, o escoamento subterrâneo e a evaporação. Note que a evaporação fecha o ciclo, a partir do momento que são formadas as nuvens novamente.
Como dissemos anteriormente, embora o ciclo seja natural, a ação antrópica impede que o ciclo cumpra suas diferentes etapas eficazmente. Essas ações são mais sentidas quando da poluição das águas.
Assim, para que o ciclo da água ocorra naturalmente faz-se necessário identificar e corrigir desvios de modo que esse importante ciclo natural seja preservado para que a vida humana seja garantida.
¹Trabalha na Nova Faculdade e no Instituto de Nova Educação. É Geógrafo, Pedagogo, Especialista em Avaliação de Impactos Ambientais, Mestre em Educação e doutorando em Políticas Educacionais pela PUC-MG.