Data de publicação: 01-10-2013 00:00:00

A globalização e seus efeitos

Foto: Divulgação

¹Isamara G. M. Coura
²Janaína S. C. Alvarenga
³Luciani Dalmaschio

De forma constante ouvimos falar que vivemos em um mundo globalizado, mas quais seriam os efeitos desse fenômeno para nossa sociedade e até mesmo para nossa vida em particular. Independente do desejo de cada cidadão de fazer parte dessa aldeia global, sofremos as consequências dessa relação.

A globalização, segundo a história, teve início com o período das “Grandes Navegaçoes”, quando os europeus vieram em busca das terras e riquezas da América, promovendo um grande intercâmbio cultural. É certo que esse processo se inicia aí, mas nas últimas décadas, devido às inovações tecnológicas como a internet e o fácil acesso a meios de transporte rápidos como o avião tem intensificado essa relação entre as diversas culturas.

A globalização ocorre em relação à cultura, mas também no que diz respeito à questões econômicas, políticas e até mesmo em relação à transmissão de doenças. Normalmente se percebe com mais clareza os efeitos da globalização na moda, na culinária, nas novas formas de se relacionar, especialmente por meio das redes sociais, e também na linguagem. A língua portuguesa, que no início da colonização já passou por uma série de interferências de outras culturas como a dos indígenas e dos africanos, vive hoje com a influência de termos advindos especialmente do inglês. Certos termos como “hot dog” e “hamburguer”, por exemplo fazem parte do nosso cotidiano.

No entanto, a globalização pode ter efeitos negativos. É o que ocorreu por exemplo na epidemia da gripe H1N1, que ficou popularmente conhecida como “gripe suína”. O grande trânsito de pessoas em diversos países acabou espalhando o vírus pelos continentes de uma forma muito rápida. Outros efeitos negativos da globalização são os relacionados com as crises econômicas. Uma crise que se inicia, por exemplo na China, em pouco tempo gera preocupação com os empregos, a exportação, a importação e a valorização de nossa moeda.

Assim, é interessante refletirmos sobre como convivermos com esse fenômeno que cada dia mais interfere em nossa vida. Alguns estudiosos sobre o assunto apontam para o risco da perda das referências da cultura local diante dessa rede de informações mundiais e alertam para a necessidade de preservar nossa cultura. Destacam o papel das instituições sociais como a escola para repassar os valores de nossa sociedade. No que tange aos aspectos econômicos e de saúde pública, os poderes públicos mais uma vez devem atuar para minimizar os efeitos danosos.

¹²³ Professoras da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br