Fotos: Robson Rodrigues
47 fotógrafos, profissionais e amadores participaram do Clickando Contagem, projeto criado pela Fundação Cultural com o objetivo de enriquecer o acervo fotográfico do município.
A primeira edição do Clickando Contagem aconteceu no último domingo (16), quando os fotógrafos circularam por vários pontos turísticos da cidade procurando os melhores momentos, ângulos e cenas da cidade.
Segundo a presidenta da Fundac, Renata Lima, a ideia de convidar os fotógrafos surgiu para homenagear o Dia do Fotógrafo, comemorado no dia 8 de janeiro.
“Queremos conhecer os fotógrafos da cidade e o Clikando Contagem é uma oportunidade para criarmos um cadastro. Vamos promover uma exposição e com a permissão dos fotógrafos, vamos aproveitá-las em um catálogo. Mesmo com um orçamento limitado que foi destinado a cultura, pretendemos fazer muitas ações culturais utilizando a criatividade e contando com as empresas parceiras”, afirma a presidenta.
O repórter cinematográfico, Nélio Carlos Nunez de Meira, diz que reunir os fotógrafos, oferecer transporte e alimentação para registrar imagens da cidade é muito interessante.
“É uma oportunidade para todos se conhecerem e conhecerem a cidade de uma forma diferente, através das lentes das câmeras fotográficas. Fico satisfeito de participar de um projeto”, ressalta Meira.
A fisioterapeuta, Paula Maria Ferreira Alves, disse que é muito bacana poder fotografar vários lugares em um só dia. “A turma está interagindo e em grupo, agente fica mais animada a fotografar, muito legal mesmo”.
Nayane Silva disse que nasceu e cresceu em Contagem, agora morando em Ibirité, aceitou o convite e veio fotografar a cidade natal.
“É muito interessante ver como outros fotógrafos veem a cidade. O projeto une as pessoas, é muito legal”, disse.
O jornalista e repórter fotográfico do jornal Diário de Contagem Online, Robson Rodrigues, cobriu o tur pela cidade e disse que foi boa a ideia de convidar fotógrafos profissionais e amadores para conhecer e fotografar os pontos turísticos da cidade.
\"As imagens vão mostrar um pouco das belezas de Contagem para os moradores e trabalhadores que ainda não conhecem bem a cidade. Por isso, espero que outros Clikando Contagem aconteçam e que outros projetos sejam criados em benefício da preservação da memória, da cultura e dos artistas da cidade\", enfatiza.
O tur saiu do Centro Cultural e percorreu várias regiões, a sede, o Parque Gentil Diniz, a Vargem das Flores, a comunidade dos Arturos, os bairros Eldorado, Riacho e Industrial, a pedreira do bairro Amazonas e várias praças. Foram quase dez horas de produção com direito a almoço e lanche para todos os participantes.
Segundo Renata Lima, o resultado do 1º Clickando Contagem poderá ser visto em uma exposição com data e local a serem definidos. “Cada participante poderá selecionar suas melhores fotografias e algumas poderão fazer parte de peças institucionais do município”, explica.