Foto: Fernando Perdigão
Até o dia 29 de maio, Contagem participa da 12ª Semana de Museus com foco nos trabalhadores. O objetivo é resgatar a história de vida e o perfil dos homens e das mulheres operários (as) que passaram e ainda trabalham nas fábricas de Contagem.
As atividades culturais acontecem na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem com o tema: “Centro de Memória do Trabalhador da Indústria de Contagem”.
A Semana de Museu é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em várias cidades do país. O evento comemora o Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio. O intuito é dar visibilidade e valorizar o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.
Nesta edição do evento, Contagem vai iniciar a construção do Centro de Memória do Trabalhador da Indústria de Contagem que vai ocupar um galpão da antiga sede da empresa Lafersa AS, na região Industrial.
Programação de Contagem
13/05 (terça-feira) – 20 às 22h
Mesa redonda
Tema: Centro de Memória do Trabalhador da Indústria de Contagem: construindo o plano museológico.
Debatedores: Fernando Pimenta (arquiteto do Museu do Trabalhador da Indústria de Contagem), Letícia Julião (coordenadora do departamento de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG), Geraldo Valgas de Araújo (presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem, Ibirité, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Raposos e Rio Acima-Sindimetal)
15/05 (quinta-feira) – 19 às 22h
Cineclube do trabalhador
Filme: Peões (2004 Eduardo Coutinho) 1h25min.
Sinopse: Conta a história pessoal de trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato. Eles falam de suas origens, de sua participação no movimento e dos caminhos que suas vidas trilharam desde então. Exibem souvenirs das greves, recordam os sofrimentos e recompensas do trabalho nas fábricas, comentam o efeito da militância política no âmbito familiar, dão sua visão pessoal de Lula e dos rumos do país.
22/05 (quinta-feira) – 18 às 19h
Entrega do Projeto de Lei de criação e lançamento do início das obras do Centro de Memória do Trabalhador da Industrial de Contagem.
Convidados: Carlin Moura (prefeito de Contagem), Teteco (presidente da Câmara Municipal de Contagem), Felipe Gonçalves de Moura Bicalho (representante do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural-Compac), Guilherme Diamante (representante da Direcional Engenharia).
22/05 (quinta-feira) – 19 às 22h
Cineclube do trabalhador
Filme: Tempos Modernos (Charles Chaplin 1936) 1h23min.
Sinopse: Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto.
20 a 29/05 – de 9 às 11h e 14 às 17h (terça-feira e quinta-feira)
Visitas guiadas
Os participantes poderão visitar a Cidade Industrial Juventino Dias, percorrendo o traçado hexagonal passando pelas primeiras fábricas instaladas nas décadas de 1950 e 1960.
* Os interessados em participar das visitas devem agendar junto a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira-Museu Histórico de Contagem, de segunda a sexta-feira de 8 às 17 h, pelos telefones (31) 3352-5323 / (31) 3398-7350.
29/05 (quinta-feira) – 19 às 22h
Cineclube do trabalhador
Filme: Eles Não Usam Black-Tie (Leon Hirszman 1981) 2h14min.
Sinopse: Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.
Até o dia 29/05 – 8 às 17h
Exposição: Cidade Industrial
Artista convidado: Olister Barbosa
A mostra traz um olhar questionador sobre a relação entre a fábrica e a cidade. Seus produtos, seus desdobramentos futuros, o futuro como cidade, como consumidores e agentes deste processo produtivo industrializado que vai invadindo toda a vida da população e tornando o que era manual, artesanal e natural em produção em série, reprodução, sintetização e mercado.
Todos os trabalhos são executados com a técnica do grafite sobre papel, com algumas combinações de outras técnicas. As imagens fazem referências direta ou indiretamente as indústrias e ao processo produtivo em massa.
Serviço
Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem
Praça Vereador Josias Belém, 01, Sede, Contagem.
Fonte: Fundac