Data de publicação: 09-07-2014 00:00:00

Brasil e Alemanha: A Seleção de Futebol como Reflexo da Sociedade

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: DPA

¹Wasney de Almeida Ferreira

O desempenho de um time de futebol na copa do mundo é, pelo menos em partes, reflexo da estrutura política, econômica, social e cultural de um país. Não é por acaso que países como Alemanha, França e Holanda possuem times poderosos. Esses países desenvolvidos apresentam alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Por isso, apresentam alto desempenho em copas do mundo. Abaixo, encontram-se os reflexos da sociedade brasileira na seleção de futebol:

Jeitinho brasileiro: O brasileiro é por natureza corrupto. Tem gente furando a fila no banco. Tem gente comprando produtos roubados. Tem gente vendendo carteira de motorista. Tem, inclusive, centro avante cavando faltas dentro da área... Tem jogadores pisando no tornozelo “sem querer”... Faltas e teatros ao ar livre! Querem “ganhar no grito”?

Ego inflado: O brasileiro acha ser e ter mais do que realmente é e tem. Tem “pobre cismado a rico”. Tem mulher que se acha a “última bolacha do pacote”. Tem gente que se acha superior só por comprar um carro. Tem, inclusive, o Neymar... Na seleção brasileira, é muita estrela para pouca constelação!

Procrastinação: O brasileiro deixa tudo para última hora, mesmo se tiver tempo. Tem gente que só chega atrasado às reuniões. Tem gente que trabalha direito apenas sobre pressão. Tem, inclusive, zagueiros que só chegam atrasados... Têm atacantes que não fazem gol... Têm jogadores que começam a jogar direito apenas nos últimos minutos do segundo tempo...

Misticismo e superstição: O brasileiro utiliza o misticismo e a superstição como formas de defesa psicológica. Tem gente que faz mandinga para trazer a mulher amada em dois dias. Tem gente que culpa Satanás por usar drogas. Tem, inclusive, goleiro amarrando santinho na rede... Tem técnicos e treinadores numerólogos... Cromoterapia e tudo mais!

Falta de identidade nacional: O brasileiro adora “babar ovo” e “puxar saco” de gringos. Tem gente que se acha melhor só por ter estudado na Europa. Tem gente que se acha especial só por ter sobrenome italiano. Tudo que vem de fora do Brasil é melhor! Tem, inclusive, uma seleção cheia de jogadores do Barcelona, Paris Saint-Germain, Real Madrid etc. Nos times brasileiros não há jogadores bons?

Autoritarismo: O brasileiro sempre viveu sobre figuras de autoridade. Tem político mandando sem saber mandar. Tem engenheiro assinando obras só porque a empresa mandou. Tem policial executando ordens só por ser obrigado. Tem gente que prefere a época da ditadura! Tem, inclusive, técnicos e treinadores ignorantes, que não sabem ouvir, raciocinar e decidir de forma democrática...

Alienação e conformismo: O brasileiro é extremamente alienado e conformista. Tem gente que se conforma com a pobreza, a desinformação, a corrupção e o abuso de poder. Tem gente que pensa que as coisas ruins acontecerão apenas com o vizinho. Tem, inclusive, jogadores seguindo ordens sem as questionar... Tem apresentador esportivo ganhando milhões para manter a sociedade alienada e conformada!

A Alemanha venceu o jogo não apenas por ter um time de futebol bom, mas por ser um país desenvolvido, com boas estruturas políticas, sociais e econômicas. Por exemplo, os alemães são extremamente pontuais com datas e horários, preferem planejar e executar os projetos de forma antecipada e organizada. Além disso, são mais democráticos que autoritários, mais racionalistas que supersticiosos e mais questionadores que conformados e alienados. Enfim, a seleção brasileira de futebol é o reflexo da sociedade brasileira!

¹Psicólogo, mestre em linguística e doutorando em saúde pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br