Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
Os jovens da Orquestra Infantojuvenil Doutor Milton Dias, grupo que compõe a Orquestra Jovem das Gerais, realizaram durante 20 dias vários concertos na França e na Itália. A ONG proporcionou a experiência a 34 alunos, que se apresentaram para pessoas de diversas nacionalidades.
A turnê teve início na França, onde os jovens músicos realizaram concerto no Provencal Festival of Youth Orchestras, totalizando três apresentações no país. Os músicos foram prestigiados por cerca de 800 apreciadores da música clássica.
Já na Itália, a apresentação foi no Festival Orchestre Giovanili, que contou com a participação de orquestras de vários países, como Portugal, Espanha, Alemanha e EUA. A orquestra Infantojuvenil Doutor Milton Dias foi prestigiada por um público estimado em 2.500 pessoas, nas quatro apresentações do evento.
As plateias dos dois países puderam ouvir canções de Ary Barroso, Luiz Gonzaga, Villa Lobos, entre outros grandes nomes da música brasileira. A execução das obras esteve sob o comando dos maestros e coordenadores da ONG, Renato Almeida e Rosiane Reis.
Sobre a Orquestra
Fundada em 1997 pelos músicos Renato Almeida e Rosiane Reis, a ONG Orquestra Jovem de Contagem promove o desenvolvimento cidadão através da arte, cultura e educação. A instituição oferece oficinas de instrumentos de cordas, sopros e percussão a crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Situada em Contagem, a ONG atende atualmente 250 crianças. Em seu espaço 1.400 beneficiados despertaram talento artístico ao longo dos anos. O acesso democrático à arte possibilitou a seus jovens musicistas a experiência de apresentar concertos em vários segmentos sociais, fato que revitaliza a formação cidadã e a inclusão social.
Seus alunos já fizeram apresentações em vários países, como EUA, Inglaterra, Espanha, Alemanha e agora retornam à França e à Itália. A Orquestra já obteve várias premiações, como o “Musicistas sem Fronteiras”, da Associação Internacional de Voluntariado da Itália, “Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Contagem” e “Cidadania Cultural”, da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Contagem.