Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira (5) é o Dia Nacional da Mamografia. A data serve de alerta para o público feminino sobre a importância de realizar o exame para detectar, o quanto antes, o câncer de mama, uma das principais causas de morte entre as brasileiras.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.
Ainda segundo o INCA, no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
Instituto Mário Penna
No Dia Nacional da Mamografia, o Instituto Mário Penna (IMP) lembra a todas as mulheres que os cuidados com o câncer de mama não podem ficar restritos ao mês de outubro. A campanha Outubro Rosa, que tem ganhado ano a ano maior repercussão no Brasil, chama a atenção para o quanto é importante realizar regularmente o exame de mamografia e assim fazer o diagnóstico rápido e aumentar significativamente as chances de cura do câncer de mama.
Nos hospitais do IMP, Mário Penna e Luxemburgo, os agendamentos para a realização da mamografia crescem significativamente no mês de outubro, mas voltam a cair nos meses subsequentes. A instituição quer lembrar, no entanto, que a prevenção deve ter a mesma atenção o ano todo. A probabilidade de cura de um câncer de mama descoberto no início é 95%, comparada aos casos em que o diagnóstico é feito tardiamente.
Para agendar uma consulta e o exame de mamografia, basta ligar para o (31) 3349-1212.
Fonte: INCA