Fotos: Robson Rodrigues
Galeria de fotos
Galeria de fotos
A decisão tomada na reunião no Diretório Municipal do PT, domingo (8), foi informada pelo presidente do partido no município, o vereador José de Souza, na plenária dessa terça-feira (10), na Câmara Municipal.
Segundo o presidente do PT, “Há necessidade da união entre os dois aliados históricos no município, como já ocorre em nível estadual e federal, para enfrentar o desafio da busca de resultados sociais e de fortalecimento da cidadania em Contagem”.
Ele explica que a ida do PT para o governo não implica que o partido não terá candidato próprio a prefeito nas próximas eleições municipais.“A aliança com o PCdoB em Contagem deve significar a afirmação de um projeto de esquerda na gestão da segunda maior cidade mineira”, destaca Zé de Souza.
Metas
Entre os objetivos do PT Contagem, segundo Souza, está ajudar a fortalecer o partido e para isso a missão é ocupar os espaços possíveis dentro do governo e até construir uma sede própria para o Partido dos Trabalhadores de Contagem.
Contrários
Os vereadores Obelino Marques e Rodinei Ferreira, ambos do PT, disseram que foram contra a decisão e que não gostariam de fazer parte do governo do PCdoB.
“Não gosto de tutelar e não gosto de ser tutelado. Mas respeito a decisão do partido e vou trabalhar junto, mas com autonomia, pelo bem do Município”, afirma Obelino.
Já Rodinei disse que foi contra, mas achou importante o debate com a militância.“Acredito que nosso partido ocupará espaços importantes para que a administração municipal tome rumos diferentes, e vamos contribuir sem medo de continuar questionando e cobrando o governo”, concluiu.
Companheiros
Fontes de dentro PT Contagem informam que o partido está rachado e que embora o sim tenha ganhado, o não é mais radical.
Muitos também acharam melhor aceitar os cargos oferecidos como forma de encaixar os companheiros que não conseguiram cargos em outras administrações petistas.
Outros confirmaram que o convite só foi aceito porque a imagem do partido está muito arranhada diante de tantas denúncias, poderia não aparecer nada mais de melhor para a militância.