Foto: Divulgação/PM
As estratégias e o planejamento para o período de Carnaval foram apresentados na manhã de ontem (12), na 1ª Região Integrada de Segurança Pública – RISP.
Entre as ações previstas pela Polícia Militar está o aumento do efetivo na Capital e cidades do interior, que têm maior expectativa de público. No total, cerca de seis mil policiais militares serão empenhados na Capital e o efetivo de 43 mil homens e mulheres estará disponível em todo o Estado. Na Capital, será um aumento de mil homens nas ruas em relação ao ano passado.
O comandante do Policiamento Especializado - CPE, Coronel Ricardo Machado, garantiu que todas as unidades que integram o CPE estão prontas para atuação, na Capital e nas regiões de Minas Gerais, inclusive as cinco aeronaves, que têm bases em pontos estratégicos do Estado.
A Corporação vai contar com os 43 mil policiais militares, que serão empregados nos quatro dias de carnaval, com reforço, ainda, nas estradas para o trabalho repressivo e preventivo. Para este reforço, serão empenhados os policiais militares da Academia de Polícia Militar e da Administração. A instituição também suspendeu as férias de todos os militares neste período.
A Polícia Militar de Minas Gerais também cuidará do meio ambiente, em locais que atraem aglomeração de pessoas como cachoeiras, lagoas e represas, cidades que esperam o maior número de foliões, intensificando abordagens visando prevenir o crime, o porte ilegal de armas, crimes contra o patrimônio, arrombamentos a residências e estabelecimentos comerciais.
“Pedimos ao folião que adote as medidas de autoproteção, observando as dicas da PM. Vamos tentar reduzir os registros de furtos e roubos. Estamos orientando a população para que ela participe”, afirmou Coronel Cícero Leonardo da Cunha, que está à frente do Comando de Policiamento da Capital (CPC).
Segundo o oficial, a preocupação da PM se estende às crianças. Ele sugeriu que os pais coloquem nos filhos um crachá de identificação e os orientem a procurar a PM, caso algo aconteça. Também orientou o folião a entrar em contato com a Polícia Militar, diante que qualquer situação de anormalidade.
De acordo com o comandante, serão seis mil policiais nas ruas de Belo Horizonte, trabalhando com a estratégia de manter a visibilidade. Na Região Central e no bairro Santa Teresa, os militares usarão um capacete branco e o giroflex da viatura sempre ligado, para facilitar sua localização e identificação.
“Nossa expectativa é que seja um carnaval tranquilo, devido ao perfil do mineiro, que sai em blocos, geralmente reunindo amigos e familiares. Mas sempre tem alguém querendo atrapalhar esta brincadeira e estamos prontos para atuar”, disse o Cel Cícero.
Fonte: PMMG