Foto: Divulgação/Creative Ideias
Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo – celebrado no dia 02 de abril, o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) promove nos dias 25 e 26 de março o II Seminário Autismo e Políticas Públicas, no auditório da PUC Minas/Barreiro.
O intuito é promover a troca de experiências profissionais e ampliar e fortalecer a atuação daqueles que trabalham diretamente com o público autista. Além disso, o seminário busca propostas para a criação de políticas públicas dirigidas aos autistas e seus familiares.
A organização do evento espera receber mais de 300 profissionais da área da saúde.
Programação
25/3 (quarta-feira)
19h – Abertura
19h30 – Conferência: Diretrizes da Política Nacional para o cuidado à pessoa com autismo e suas famílias.
19h30 – Conferência: Diretrizes da Política Nacional para o cuidado à pessoa com autismo e suas famílias.
Convidada: Ilana Katz - doutora em psicologia e educação pela Fe/USP e uma das articuladoras do Movimento da Psicanálise, Autismo e Saúde Pública junto ao Ministério da Saúde.
Coordenador da mesa: André Amorim Martins – psicólogo, conselheiro do CRP-MG.
26/3 (quinta-feira)
9h – Mesa: As abordagens teóricas no tratamento à pessoa com autismo
Palestrantes:
Lidia Prata: psicóloga clínica, com formação em Psicoterapia Cognitiva pelo Instituto Mineiro de Terapia Cognitiva (IMTC); mestranda pelo programa de pós-graduação em Ciências da Saúde do Ipsemg.
Marcus Vinícius Garcia: psicólogo clínico; especialista em Análise do Comportamento Aplicada, mestrando em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG).
Rodrigo Dangellis: psiquiatra geral e infantojuvenil, especialista em Psicoterapia Humanista-Abordagem Centrada na Pessoa, professor da Universidade Fumec e do Instituto Humanista de Psicoterapia, mestrando em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde. Psiquiatra da Rede Pública de Saúde Mental de Mariana-MG.
Tânia Ferreira: psicóloga, psicanalista, mestre e doutora em Educação, pós-doutorada em Psicologia, pesquisadora Capes/UFMG/PNPD.
Coordenadora da mesa: Paula Pimenta – psicóloga, psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP).
14h - O Autismo e as experiências de tratamento nas cidades
Convidados:
CAPSi Contagem
Janaína Sérvulo: psicóloga, com formação em Gestão de Recursos Humanos, pós-graduanda em arteterapia, profissional da Rede de Saúde Mental de Contagem/MG.
CAPSi Ouro Preto
Christine Magalhães: artista plástica, arteterapeuta, pós-graduada em Assistência aos Usuários de Álcool e Outras Drogas (Uemg), em "Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama: Clínica de Indivíduos, Grupos, Organizações e redes sociais", especialista em saúde mental, coordenadora do CAPSi de Ouro Preto, membro do GT de saúde mental da criança e do adolescente.
Centro Especializado em Reabilitação de Itabirito
Gabriela Duarte: terapeuta ocupacional, especialização em Saúde Coletiva, Gerência em Unidade Básica de Saúde, profissional do Centro Especializado em Reabilitação – CER II, Itabirito/MG.
Coordenadora da mesa: Maria Helena Roscoe - psiquiatra, mãe de rapazes gêmeos, ambos com autismo, e diretora Técnica da Associação Brasileira de Autismo (Abra).
Serviço
Auditório da PUC Minas/Barreiro
Avenida Afonso Vaz de Melo, 1200, Barreiro - Belo Horizonte.
Fonte: PCOM