Data de publicação: 11-05-2015 00:00:00

Oftalmologista dá dicas para evitar a vista cansada no trabalho

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Júlia Moésia

Segundo o oftalmologista Richard Yudi Hida, muitos reclamam de visão embaçada, oscilação da visão, ardência, lacrimejamento, dores de cabeça constantes ou olhos pesados.

Yudi Hida afirma que os sintomas podem se agravar se também estiverem presentes fatores como o estresse, a presbiopia (dificuldade em enxergar de perto devido a idade), o cansaço, a falta de sono, além da frequente exposição ao ar condicionado e à poluição. 

“Pessoas que trabalham em ambientes fechados, com ar condicionado, são bastante acometidas pela vista cansada, pois o ar gelado e seco desencadeia o ressecamento dos olhos, que expõe a superfície ocular da córnea causando os sintomas citados”, explica.  

O especialista ainda ressalta que pacientes com histórico de doenças oculares como hipermetropia, astigmatismo ou dificuldade para enxergar de perto (presbiopia), devem ficar alertas pois são mais vulneráveis a desencadear o problema principalmente se não realizarem consultas regulares ao oftalmologista. 

Confira a seguir as dicas do oftalmologista Richard Yudi Hida para evitar a vista cansada e aumentar a produtividade no trabalho:

- PISCAR
Piscar várias vezes ajuda a lubrificar os olhos e previne irritações oculares. “Quando estiver diante do computador, procure realizar intervalos de um ou dois minutos a cada 2 a 3 horas para descansar os olhos, piscando várias vezes seguidas e olhando para longe (mais que 6 metros)”, orienta.  

- ILUMINAÇÃO
Controlar a iluminação também ajuda. “Quando estiver usando um microcomputador, evite luzes que promovam reflexos na tela do microcomputador ou na mesa em que o mesmo está apoiado. Observe a intensidade das lâmpadas do ambiente e prefira a entrada de luz natural da janela. Equilibrar o contraste do ambiente com o do computador ajuda também a cansar menos o olho”, recomenda oftalmologista. 

- BRILHO
Reduzir o brilho produzido pelas superfícies planas e pela tela do computador é uma dica importante. Hoje, a maioria das telas dos computadores tem pouco reflexo. Aumentar a frequência de varredura do monitor acima de 70 Hz pode reduzir o cansaço dos olhos.

- DESCANSO E BOA QUALIDADE DO SONO
A privação do sono aumenta o risco de cansaço ocular. Ficar um longo tempo com os olhos abertos e passar noites em claro, afeta temporariamente a superfície ocular e a musculatura responsável para “focar” objetos, podendo causar sintomas como dores de cabeça, ardência, olho vermelho, lacrimejamento e oscilação da visão.

Fonte: Assessoria de Imprensa Dr. Richard Yudi Hida
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br