Data de publicação: 26-06-2015 00:00:00

Dia Internacional do Combate às Drogas

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Robson Rodrigues
 
Especialistas alertam que o consumo de drogas como o álcool, tabaco, cocaína, heroína, maconha e outras substâncias químicas, podem causar inúmeros males a saúde, inclusive a infertilidade.

De acordo com o médico ginecologista, Renato de Oliveira, a infertilidade é um dos efeitos colaterais causados pelo uso de drogas. “Para que o sistema reprodutivo de homens e mulheres funcione perfeitamente, é necessário equilíbrio hormonal e desempenho adequado dos órgãos reprodutores. O uso de substâncias químicas pode comprometer o organismo e resultar na dificuldade para engravidar”, explica.

O especialista esclarece que a infertilidade não é restrita ao uso de drogas ilícitas, como o ecstasy, a cocaína e a maconha, mas também para o tabaco, o álcool, os anabolizantes e até mesmo medicamentos, como antidepressivos, anti-inflamatórios e remédios para pressão alta.

“A diferença entre o remédio e a droga é a dose. A influência prejudicial da maconha no sêmen, por exemplo, justifica muitos casos de infertilidade por fator masculino. Além disso, a ovulação feminina e a qualidade dos seus gametas podem sofrer influência pelas drogas", alerta o doutor.
 
Oliveira ainda ressalta que cada caso deve ser analisado por um profissional para preservar e auxiliar o tratamento, caso a perda de fertilidade seja irreversível. “Em grande parte dos casos, o quadro de infertilidade é reversível. No entanto, aqueles que perderam a fertilidade e desejam ter filhos, podem recorrer às técnicas de reprodução, como a fertilização in vitro e a inseminação artificial”, aconselha.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br