Data de publicação: 25-07-2015 00:00:00

Perda auditiva pode afastar os idosos do convívio social

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Divulgação
 
A dificuldade de ouvir atinge grande parte da população idosa e gera problemas de comunicação, acarretando situações constrangedoras na família e no dia-a-dia em sociedade. E o pior: essa incapacidade auditiva, com o decorrer do tempo, pode levar ao isolamento social progressivo e à depressão, principalmente se o indivíduo também tiver outras limitações funcionais, como dificuldade para andar.

De acordo com a fonoaudióloga Isabela Carvalho, a comunicação e o relacionamento são aspectos primordiais na vida de uma pessoa. “Não existe ser humano sem convívio social. Mesmo assim, não é fácil falar sobre deficiência auditiva dada à resistência que as pessoas têm em admitir a surdez. Uma das soluções possíveis é o uso de aparelhos auditivos, que melhora a qualidade de vida do idoso”, explica.

Segundo especialistas, muitas pessoas já experimentam algum grau de perda da audição a partir dos 40 anos, por causa do envelhecimento natural do corpo. O processo é diferente em cada um, mas aproximadamente uma em cada dez pessoas nesta faixa etária tem dificuldade para ouvir. Depois dos 65 anos, a perda auditiva tende a ser mais severa. Por isso, o melhor é procurar um especialista aos primeiros sintomas de perda auditiva.

A hereditariedade e a exposição frequente a ruídos altos, ao longo da vida, são os principais fatores que contribuem para a perda de audição na terceira idade - chamada de presbiacusia. O zumbido no ouvido também pode ser um sinal de dano auditivo. Outra evidência é a dificuldade do idoso para entender uma conversa ou ouvir o noticiário da TV, por exemplo.

“A maioria dos pacientes demora vários anos para procurar ajuda médica. Este fato ocorre, em parte, devido ao início lento da perda auditiva, bem como ao estigma negativo associado ao uso de aparelho”, afirma a fonoaudióloga. É importante que a pessoa aceite sua dificuldade de ouvir, procure tratamento e mantenha-se ativo. 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br