Foto: Divulgação
Segundo especialistas, dormir bem é fundamental para quem tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Dormir mal prejudica fisicamente e diminui a atenção. Pessoas que possuem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) precisam ter uma boa noite de sono para que o transtorno não dificulte ainda mais a rotina.
De acordo com o médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Mario Louzã, o desempenho físico e mental estar diretamente relacionado ao sono. “Quem possui TDAH é naturalmente agitado e tem dificuldade em focar sua atenção, e quando há falta de sono é ainda pior, pois causa queda de rendimento da atenção, que já é prejudicada no TDAH”, explica o médico.
Segundo o psiquiatra, quem possui TDAH não tratado tem a tendência de dormir e acordar em um horário mais tarde que o comum, o que não corresponde ao ciclo de horário aceito socialmente. “Para todos nós a privação de sono é ruim. Se você deita mais tarde e no dia seguinte acorda cedo, você rende menos e se sente cansado. No caso de quem tem TDAH é pior, porque a pessoa já tem naturalmente uma defasagem de sono”, explica o especialista.
Dr. Mário orienta que para facilitar o processo de indução ao sono é preciso dormir em um ambiente escuro, relaxante, confortável, com a temperatura adequada. “No ambiente escuro o organismo produz melatonina que é indutora de sono. É bom evitar atividades que estimulam o cérebro, não comer em excesso, não deixar a TV ligada, e não ingerir bebidas alcoólicas, café e chá. Durante o sono que o cérebro se reorganiza, consolida memórias e se prepara para o dia seguinte”, explica o especialista.
Fonte: Assessoria de imprensa