O Centro de Controle de Zoonoses em parceria com o Projeto Proteger faz uma campanha para arrecadar doações para a realização do mutirão no próximo dia 13 de janeiro de 2016. Segundo a veterinária do CCZ, Taiza Gonçalves, atualmente 1.300 animais, cães e gatos, estão na fila de espera aguardando a castração.
“Infelizmente o CCZ Contagem não recebe verbas da Secretaria Municipal de Saúde para a realização de castrações. Com isso não conseguimos atender a demanda com a verba que vem para os programas de combate a dengue. O mutirão encabeçado pelo Grupo de Proteção pode ajudar a amenizar a situação”, explica.
A coordenadora do Projeto Proteger, Mariana Licéia, afirma que o mutirão vai priorizar os animais carente cadastrados e os animais disponíveis para adoção em posse de protetores.
“O Big Shopping doou 800 reais para comprar medicamentos e um morador doou mil reais. Mas para o mutirão serão necessários cerca de 5 mil reais para castrar 70 animais, cães e gatos, machos e fêmeas. Cerca de 10 veterinários serão necessários, além de medicamentos como pré-anestésicos e anestésicos”, confirma a protetora.
Já o fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Eric Machado, enfatiza que será fundamental o auxilio dos voluntários. “No dia do mutirão teremos que ser ágeis para conseguir atingir a meta proposta. Serão quase 12 horas de intervenções cirúrgicas e sem a ajuda dos voluntários fica difícil fazer as 70 castrações desejadas”, conclui.
Os detalhes para a realização do 1º Mutirão de Castração de Contagem foram discutidos durante a reunião do Grupo de Proteção Animal de Contagem, na última sexta-feira (11).
O grupo formado por pessoas que protegem os animais trabalha para criar e aprovar Leis que acabem com os maus tratos aos animais, capazes de amenizar a situação de abandono que se encontra o CCZ Contagem. Outra reunião está marcada para o próximo dia 17.
SOS Animais Contagem
Esse é o nome da campanha para arrecadar doações.
Quem quiser doar pode fazê-lo através da conta corrente do Banco do Brasil nº 66474-X / agência: 0643-2
Informações pelo telefone Projeto Proteger: (31) 99175.4440