Data de publicação: 14-12-2015 00:00:00

Falta de limpeza do ar-condicionado pode gerar multa para empresa

Lava Jato Dias
Foto: Divulgação/Internet

A Anvisa, por meio da Resolução 176/00, determinou que a falta de manutenção e limpeza do ar-condicionado pode gerar multa para empresas com valores que chegam até R$ 200 mil. Antes disso, o Ministério da Saúde, por meio da  Portaria 3.523/98, que empresas e condomínios  contratem técnicos para realizar a limpeza do ar-condicionado periodicamente.

As medidas foram tomadas para garantir que a saúde dos funcionários não seja comprometida por causa da falta de limpeza ou manutenção do aparelho de ar-condicionado. O contato com aparelhos sujos pode provocar doenças respiratórias. 

“Em alguns casos, os aparelhos sujos podem acumular bactérias e fungos, então quem respira o ar pode ter crises de rinite ou sinusite e em casos mais graves até pneumonia”, explica o presidente da rede Doctor Frio, Abrão Barbosa. 

Bactéria encontrada no ar-condicionado pode até matar

Até meados de julho desse ano, sete pessoas morreram em Nova York por conta da doença do legionário, uma espécie de pneumonia derivada de uma bactéria encontrada em ar-condicionado. Na mesma época, 64 pessoas estavam hospitalizadas por causa desta infecção pulmonar, num total de 81 pessoas infectadas.

Fonte: Assessoria de imprensa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br