Data de publicação: 11-01-2016 00:00:00

Folia de Reis de Contagem, tradição passada de pai para filho

Jornal Diário de Contagem On-Line
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Aconteceu neste domingo (10), na Escola Municipal Maria do Amparo, no bairro Industrial, a 34º edição da festa de Folia de Reis de Contagem.

Grupos tradicionais de várias partes do Estado se apresentaram e dessa vez, com a presença de vários jovens junto com os veteranos. A renovação proporcionada com a participação dos jovens contribui para a perpetuação da cultura regional.

O Encontro de Folias de Reis de Contagem começou em 1982 e foi criada por José Darci Justiniano, o “Zé Goiano", que por décadas foi o apresentador oficial do evento.

Esse ano, por motivo de saúde, Zé Goiano não pode comparecer na festa, mas seu filho Goianinho participou ativamente. “Infelizmente meu pai está internado no CTI e nem pode saber nada sobre a festa. Mas tudo está sendo gravado e com a graça de Deus, ele vai se recuperar e poderá assiste a essa linda festa” conta.

Há vários anos a festa tem o apoio do vereador Beto Diniz, que mora na mesma rua da Escola Municipal Maria do Amparo e é filho de João Ribeiro Diniz, um dos fundadores da Folia de Reis do bairro Industrial.

A Folia de Reis de Contagem já faz parte do calendário oficial da cidade e esse ano o show de encerramento foi com o grupo Amigos de Carlos Rezende.

História da Folia de Reis

Os reis Baltazar, Belchior e Gaspar, que foram guiados pela estrela de Belém até o menino Jesus, são os personagens centrais desta festa, trazida de Portugal pelos colonos. Sua comemoração era semelhante à portuguesa, pelo menos até o século XVIII, com trocas de presentes na véspera do Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro.

Com o tempo, a Folia de Reis adquiriu traços mais populares e se misturou a novos elementos, como o candomblé, no Rio de Janeiro, ou as congadas, em Alagoas. Atualmente, elas constituem um auto, em que são dramatizadas as passagens bíblicas do nascimento de Cristo, da visitação dos reis magos e da fuga da sagrada família para o Egito.

Acompanham os foliões tambores, cavaquinhos e pandeiros. A Folia de Reis é comemorada, principalmente, em pequenas cidades do interior de Minas Gerais, São Paulo e Nordeste, e nas periferias de grandes capitais.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br