Data de publicação: 19-01-2016 00:00:00

Calendário de Vacinação tem mudanças em 2016

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Prefeitura de Contagem

Vacinas contra a Meningite, Pneumonia, Poliomielite e HPV (Papiloma Vírus Humano), tiveram o calendário alterado pelo Ministério da Saúde. As mudanças das doses de vacinas seguem a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Meningite – As primeiras doses continuam sendo aplicadas aos 3 e 5 meses de vida. O reforço da vacina agora passa a ser recebido com um ano.

Pneumonia – A vacina que protege os bebês da pneumonia tem a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses. O reforço deve ser feito quando a criança completar um ano.

Poliomielite – Antes aplicada via oral (gotinha) aos seis meses, a vacina agora passa a ser injetável, nas três primeiras doses, aos 2, 4 e 6 meses de vida da criança. 

Para o Ministério da Saúde, a mudança é uma nova etapa para o uso exclusivo da vacina injetável na prevenção contra a paralisia infantil, que teve o seu último caso registrado há quase 30 anos.

A vacina oral poliomielite (VOP), continua sendo ministrada como reforço anualmente durante a Campanha Nacional de Vacinação, para crianças aos 15 meses e 4 anos são aplicadas duas doses de reforço.

HPV – A imunização para meninas de 9 a 14 anos, antes feita em três doses, agora será feita com duas doses e com intervalo de seis meses entre as aplicações. 

"Pesquisas apontam que não há a necessidade da terceira dose já que a eficácia é alcançada na segunda aplicação", afirma Velizete Benício Lima, técnica em imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, Velizete Benício Lima.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br