Data de publicação: 22-03-2016 00:00:00

Vereadores são pressionados durante reunião plenária

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Warlei Moreira

Galeria de fotos

Três protestos agitaram a Câmara Municipal de Contagem nesta terça-feira (22). Os maus tratos aos animais, a dengue e a greve dos servidores da educação, colocaram os vereadores contra a parede.

Maus tratos aos animais

Membros do Grupo de Proteção Animal de Contagem compareceram à Casa Legislativa para acompanhar a derrubada do veto do prefeito, que insiste em realizar rodeios na cidade.

O PL 74/2013, que proíbe a utilização de animais em circos e em rodeios na cidade, foi aprovado recentemente com os votos de todos os vereadores. Mesmo assim, o chefe do executivo vetou o projeto de lei de autoria do vereador Daniel Carvalho (PV).

Para impedir a derrubada do veto, o vereador Decinho Camargo pediu vista ao projeto que foi acatado prontamente pelo presidente da Casa, vereador Teteco. A manobra irritou os protetores que além socorrer os animais abandonados pelas ruas da cidade, também promovem mutirões de castrações no Centro de Controle de Zoonoses, cumprindo o papel do poder público.

Pressionado, Decinho Camargo retirou o pedido de vistas, mas em vão, o presidente não permitiu que o veto fosse votado sob o pretexto da existência de outro projeto na Casa que trata especificamente dos maus tratos aos animais. Teteco exigia que o PL ainda em tramitação fosse retirado de pauta para que o veto fosse votado. Imposição que não foi aceita nem pelo vereador autor, nem pelo Grupo de Proteção Animal de Contagem.

Com isso a derrubada do veto ficou marcada para o dia 5 de abril, após a definição das chapas que vão participar das próximas eleições e sem as pressões do executivo, como foi sugerido pelo vereador Ivayr Soalheiro ().

Epidemia de dengue

Amigos e parentes Karine de 16 anos que faleceu vítima da dengue, compareceram em grande número para protestar e reclamar da falta de combate ao mosquito em Contagem. Carregando cartazes e gritando palavras de ordens, os amigos da jovem exigiram providências. A população critica as ações do governo municipal e afirma que a “Brigada da Limpeza”, promovida pela prefeitura, é insuficiente para combater os vetores. 

Segundo os vereadores, toda a população está em risco. “Não adianta o governo ir para as ruas, fotografar as Brigadas da Limpeza, postar nas redes sociais e dizer que o combate a dengue está sendo feito como deveria. Isso não é verdade”, afirma o vereador Fredin Carneiro (PSDB).

Educação em greve

Sem reajuste salarial e sem a reposição das perdas da inflação há mais de dois anos, os trabalhadores entraram em greve por tempo indefinido nessa terça-feira (22). Um grupo de servidores compareceu na reunião semanal dos vereadores e exigiu um espaço na Tribuna Livre.

A situação precária das escolas da cidade foi relatada pelos representantes do SindUte. Os professores e funcionários reclamam da terceirização, da falta de estrutura e de manutenção das escolas municipais. Segundo Gustavo Olimpio, diretor do SindUte, a população conhece os problemas e não vai se deixar enganar com as mentiras contadas pelo prefeito na TV todos os dias em horário nobre. 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br