Data de publicação: 28-03-2016 00:00:00

Artistas reclamam e exigem a reabertura do Cine Teatro de Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação

No dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro e do Circo, membros do FPC grupo de artistas independentes da cidade saíram em defesa da democracia e da reabertura do palco fechado a cerca de 5 anos.

Para protestar contra o descaso das autoridades o Fórum Popular de Cultura de Contagem lançou uma campanha de vídeos nas Redes Sociais para chamar a atenção da sociedade que o Cine Teatro Tony Vieira faz falta para a classe artística e para o público em geral.

Localizado no centro da cidade, bem ao lado da Igreja Matriz de São Gonçalo e da Câmara Municipal.  Segundo o FPC, em 2015, o Ministério Público entrou com um processo contra a prefeitura exigindo sua reabertura respeitando as seguintes etapas: realização de um projeto de reforma por um profissional capacitado, realização das obras e reabertura do local com programação.

Na reunião do Fórum Popular de Cultura no último dia 9 de março, o diretor da FUNDAC - Fundação  Cultural de Contagem, Daniel Marcio, afirmou que o espaço será reaberto de forma parcial. Segundo o diretor, a reforma realizada de forma paliativa para que o espaço reabra o mais rápido possível. 

De acordo com o FPC, o teatro seria reaberto sem a estrutura adequada para o seu funcionamento, isso é, sem iluminação de qualidade, equipamentos para projeção de filmes, acústica, saídas de emergência e principalmente, sem uma programação continuada. Medida eleitoreira.

“Mais uma vez manifestamos nosso repúdio a essa situação e compreendemos que a reabertura do Cine Teatro Tony Vieira, com todas as readequações estruturais de qualidade, inclusive de uma programação permanente para a cidade, é um direito que vem sido negado aos artistas e a toda população de Contagem. Uma reforma paliativa será uma outra política de aparência”, explica o ator, produtor e escritor, Jessé Duarte.

Uma série de vídeos foram gravados por jovens e artistas da cidade dizendo por que o Cine Teatro deve ser salvo e de que o ele deve ser salvo. O FPC convida a população para participar desta campanha. Faça seu vídeo e compartilhe nas redes com a hashtag #SALVEOCINETEATRO.

Confira os vídeos: www.facebook.com/fpc.contagem/


Quem foi Tony Vieira

Mauri de Oliveira Queiroz mais conhecido como Tony Vieira, foi um ator, diretor e produtor de cinema brasileiro. Nascido em Dores do Indaiá, Minas Gerais, em 1938, veio morar em  Contagem aos 12 anos acompanhando um circo.

Em apenas uma década e meia, Tony produziu, dirigiu e atuou em cerca de 30 filmes, faroeste e policiais que retratavam a Boca do Lixo paulistana. Eram em média de dois por ano, e nesse período conseguiu sustentar a si e a empresa com a renda das bilheterias.

Em 1984, Tony Vieira aderiu à onda dos filmes de sexo explícito, tentou voltar ao seu estilo com o filme Calibre 12, em 1988, mas não conseguiu fazer o mesmo sucesso de antes. Voltou para  Minas Gerais e morreu atacado por um câncer e deprimido, em 1990.


Fórum Popular de Cultura de Contagem

Movimento social que discute a cultura e se posiciona politicamente na cidade de Contagem através de comunicações oficiais com entidades públicas, intervenções artísticas, ações culturais, atividades de fomento e de formação na cidade de Contagem. 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br