Foto: Divulgação/Colégio Santo Agostinho
O Colégio Santo Agostinho Contagem promoverá, na próxima quarta-feira (13), “Um dia sem sapatos”, uma ação social que visa à promoção da misericórdia e à arrecadação de calçados, roupas e agasalhos para instituições do município e de Belo Horizonte.
Na data, alunos e funcionários do colégio, além de familiares, serão convidados a ficar descalços e a refletir sobre o amor e o cuidado com o próximo.
“Consideremos cerca de 1.700 estudantes exercendo atos conscientes de cidadania, compreendendo de modo mais reflexivo a sociedade brasileira, suas desigualdades estruturais e exercitando oportunidades reais de colaboração local”, diz a diretora da instituição de ensino, Aleluia Heringer Lisboa Teixeira.
Na última edição, em 2015, “Um dia sem sapatos” arrecadou, aproximadamente, 1,5 tonelada de calçados, roupas e cobertores no colégio.
Ação mundial
A iniciativa é inspirada no projeto “One day without shoes”, criado pelo viajante norte-americano Blake Mycoski e repetida em vários países anualmente, em maio. Em 2006, Mycoski visitou a Argentina e deparou-se com crianças descalças em um povoado.
A fim de ajudá-las, o norte-americano criou a TOMS Shoes, empresa de calçados que, a cada venda, doa um par a crianças carentes.
No Brasil, o Colégio Santo Agostinho Contagem foi a primeira escola a fazer parte da ação.