Foto: Reprodução Internet
Nesta semana, a 18ª Campanha de Imunização contra Influenza A teve início em Contagem. Na cidade, segundo o Ministério da Saúde, já houve o registro de uma morte por Influenza A (H1N1). A vacina previne complicações da Síndrome Gripal provocada pelo vírus.
Segundo a Secretaria de Saúde do município, inicialmente, serão vacinados pacientes moradores de asilo, acamados cadastrados nas unidades de saúde, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, detentos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
A prefeitura ainda informa que, no próximo sábado (30), dia de mobilização nacional contra a Influenza A, serão vacinados nos postos de saúde, das 8h às 17h, os grupos prioritários (idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres que deram a luz há até 45 dias, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, doentes crônicos e indígenas).
O cidadão que for vacinar precisa apresentar o cartão de vacinação. Para os doentes crônicos, também é necessário levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina ou receita de medicamentos que comprovem a doença.
De acordo com a administração municipal, para a campanha, que termina em 20 de maio, a Central de Imunização de Contagem já recebeu 55 mil doses, de um total de 130 mil vacinas, que vão ser enviadas pelo Ministério da Saúde.
Informações sobre cuidados e prevenção da gripe estão disponíveis no site do Ministério da Saúde.