Foto: Assessoria parlamentar/Divulgação
Atrasos na entrega e até resultados trocados pelo Grupo Labclim Diagnósticos Laboratoriais foram discutidos pelos vereadores de Contagem nesta semana. O laboratório de análises clínicas, que atende ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município, é alvo de constantes reclamações da população.
Segundo o vereador Daniel Carvalho (PV), vários moradores procuraram o gabinete dele para queixarem-se do serviço, a começar pela coleta de material. O assunto foi incluído na pauta do Legislativo, na reunião plenária da última terça-feira (17).
“Dentre os muitos absurdos, destaco o de um paciente, homem, que procurou o laboratório para exames com a suspeita de problemas no fígado. Ao receber o resultado, a comprovação de negativo para gravidez. Seria cômico se não fosse trágico. Com saúde não se brinca”, afirmou Carvalho.
Polêmica
Outros vereadores de Contagem já haviam denunciado problemas no mesmo laboratório, a exemplo de Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT). Durante a reunião, parlamentares propuseram a elaboração de um pedido de descredenciamento da empresa pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alegando que “erros graves cometidos comprometem o diagnóstico”.
Procurada, a secretaria informou, na última quarta-feira (18), que não havia recebido nenhuma notificação da Câmara Municipal e que todas as denúncias são apuradas em acordo com a legislação.
Em nota, a SMS ainda assegurou que os serviços prestados pelo Grupo Labclim Diagnósticos Laboratoriais revelaram-se satisfatórios, conforme pesquisa de opinião feita junto à população. A pasta não comentou o episódio do paciente cujo exame negou uma possível gestação. (Confira a nota na íntegra, ao final da matéria.)
A reportagem do Diário de Contagem tentou entrar em contato com o laboratório para que um porta-voz pudesse comentar a situação, mas não conseguiu localizar ninguém.
Nota da Secretaria Municipal de Saúde
A Secretária Municipal de Saúde (SMS) informa:
• Até o momento, não recebeu nenhuma notificação oriunda da Câmara Municipal;
• Todas as denúncias e reclamações são apuradas em acordo à legislação;
• Em uma pesquisa de satisfação realizada pelo setor de Controle e Avaliação da Superintendência de Regulação da SMS, entre os meses de outubro e novembro de 2015, o serviço recebeu aprovação dos usuários;
• Neste levantamento, 62% dos usuários classificaram os serviços como ótimo ou bom. Para 50% dos entrevistados os quesitos qualidade do atendimento da equipe, estrutura física e localização, tempo de espera e prazo para entrega do resultado são bons, destacando que a maior parte dos usuários apontou melhoria nos serviços e afirmou que os indicaria como referência para outras pessoas;
• O atual laboratório, que possui locais próprios no município, aumentou o número de postos de coleta de nove para 12, e diminuiu o tempo de entrega dos resultados de 15 dias para cinco dias úteis, além de disponibilizá-los pela internet;
• Tais índices evidenciam a melhoria do serviço prestado em relação ao laboratório anterior;
• Os usuários da Rede Municipal de Saúde podem fazer solicitações, elogios ou reclamações na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pelos telefones (31) 3362-1604 e 0800-283-2947.