Data de publicação: 21-05-2016 00:00:00

Centro Materno-Infantil é inaugurado em Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Araceli Souza 

Galeria de fotos

A inauguração aconteceu neste sábado (21), com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Durante o evento, uma cidadã desesperada reclamou diretamente com o prefeito do mau atendimento no Hospital Municipal.

A senhora chegou gritando diante dos convidados, a artista Yara Tupynambá, deputados federais e estaduais, vereadores e secretários. “Há dois dias meu pai está aguardando uma vaga no CTI, há dois dias. Parabéns, prefeito, parabéns”.

A Guarda Municipal tentou conter a senhora, mas, aos gritos, ela disse para que ninguém colocasse as mãos nela, que estava visivelmente abalada. A equipe da nova Maternidade Municipal Juventina Paula de Jesus conseguiu acalmá-la.

A maternidade

Segundo a prefeitura, a nova unidade de saúde terá capacidade de realizar 600 partos por mês, o dobro da capacidade atual. São 10 mil m² de área construída e cinco andares, 171 leitos, divididos em 30 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intensivos), 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, oito leitos de enfermaria mãe canguru, 10 leitos de UTI Pediátrica, 34 leitos de enfermaria pediátrica, 59 leitos de internação de alojamento conjunto e ginecologia e dez leitos de Centro de Parto Normal, sendo quatro de pré-parto.

O prefeito ressaltou que a nova maternidade terá um Centro de Parto Normal estruturado e capacitado para realizar parto humanizado, com possibilidade do parto na banheira; um centro obstétrico equipado para atendimento diferenciado ao parto e um pronto-socorro ginecológico e obstétrico 24 horas por dia.

Segundo o prefeito Carlin Moura, a obra herdada da ex-prefeita Marília Campos tinha erros de projeto e de execução. A informação foi confirmada pelo secretário Municipal de Saúde, Evandro Silva.

“Recebemos a obra paralisada. Tivemos que readequar o projeto, corrigir as falhas, fazer nova licitação e retomar a obra. Demorou, mas entregamos uma maternidade bem estruturada”, explica.

A deputada estadual Marília Campos não compareceu à solenidade de inauguração, mas foi lembrada e representada pelo deputado estadual Durval Ângelo e pelo próprio governador Pimentel, colegas de partido.

Mais leitos para o HMC

Com a inauguração do novo Centro Materno Infantil, a atual maternidade, que funciona dentro do Hospital Municipal de Contagem (HMC), será totalmente transferida para a nova unidade. Com isso, o HMC ganhará mais 60 leitos para internação e atendimento à população em geral. 

Homenagem

Juventina Paula de Jesus foi escolhida para dar nome à nova Maternidade Municipal, em homenagem às mulheres e mães e aos povos de origem africana do município, simbolizado pela Comunidade dos Arturos, patrimônio imaterial de Contagem e do Estado. 

Filha de Arthur Camilo Silvério, o patriarca da Comunidade dos Arturos, Juventina Paula de Jesus é uma pessoa símbolo, reconhecida na comunidade e na cidade por seu trabalho de parteira, exercido durante anos, ajudando mulheres a trazerem seus filhos à vida. 

Foi rainha Congo da comunidade e uma defensora do congado e das tradições de seu povo. Faleceu em 2005, aos 80 anos, deixando duas filhas e três filhos.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br