Para celebrar o Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico promoveu um evento na sede do Centro Industrial de Contagem (Cinco) e convidou alguns empresários da cidade.
O prefeito Carlin Moura (PCdoB) fez um longo discurso, listou as obras que foram concluídas e as que estão por concluir. Moura elogiou a Câmara Municipal de Contagem, que, segundo ele, é um parlamento moderno, que está sempre em sintonia com o Executivo, votando e aprovando todos os projetos de interesse do governo.
“Fiquei em dúvida para decidir se iria ou não realizar uma festa nesse momento difícil que o país e o município atravessam. Mas autorizei o gasto para ressaltar que a indústria é a esperança de Contagem. A crise vai passar e a solução está nas mãos dos empresários”, afirmou o prefeito.
Já Paulo Cesar Fung (PT), secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, disse que trabalha para que a vocação industrial permaneça em Contagem. Ele afirmou, também, que os setores de serviço e comércio precisam ser fortalecidos. “Estamos fortalecendo as alianças com os empresários e com as universidades. Queremos nos preparar para a retomada do crescimento econômico”, explicou.
Dificuldades
O presidente da CDL Contagem e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), Frank Sinatra, disse que os empresários não esperavam passar pela atual crise. “Estamos vergonhosos por não sabermos o que fazer diante dos aumentos de impostos que prejudicam ainda mais o comércio. Os governos deveriam estender um tapete vermelho para os empresários”, desabafa.
O novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Contagem (Acic), Egmar Panta, agradeceu o convite e concordou com a análise de Sinatra.“Realmente, os governos federal, estadual e municipal deveriam estender um tapete para os empresários para que todos consigam manter os postos de trabalho e gerar mais empregos”, analisa.
A superintendente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), Maria Helena Guedes, disse que é sempre importante comemorar o Dia da Indústria. “Precisamos ter o foco em nossos objetivos e o Ciemg oferece aos empresários informações importantes e capazes de ajudar a atravessar esse momento de crise”, convidou.
Disposição
Representando o presidente da Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado, a superintendente Rita Santana também colocou a instituição à disposição dos empresários. “Trabalhamos em conjunto para atravessarmos essa crise o mais rápido possível”.
Em seu discurso, o prefeito Carlin Moura desabafou: a obra da nova maternidade causou prejuízo ao município. “Herdamos a obra parada e com erros de projeto. Foi difícil corrigir esses erros, mas conseguimos inaugurar a maternidade de Contagem”, concluiu.
Após os discursos do presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Teteco (PMDB), do vice-prefeito, João Guedes (PDT), e do secretário Estadual de Turismo, Ricardo Faria (PCdoB), o prefeito encerrou o momento solene e convidou a todos para o coquetel. A happy hour realizada na área externa da sede do Cinco teve buffet livre, cervejas, tira-gostos e uísque à vontade.