Data de publicação: 31-05-2016 00:00:00

Junho Vermelho conscientiza doadores de sangue

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Reprodução Internet

A campanha "Junho Vermelho" é dedicada ao mês de conscientização para a doação de sangue, um ato que salva vidas. Para doar, homens devem seguir o intervalo mínimo de 60 dias e as mulheres devem esperar 90 dias para a próxima doação. 

Para esclarecer as principais dúvidas, a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) explica alguns mitos e verdades sobre o ato. 

Muito se questiona sobre idosos não poderem doar sangue. De acordo com a ABHH, isso é um mito. Desde 2013, houve aumento na idade máxima dos doadores de sangue para 69 anos. Mas é importante saber que o peso influencia e o voluntário deve ter, pelo menos, 50 quilos. 

Outro mito é pensar que a doação é restrita a pessoas sem piercing. Apenas pessoas com o acessório na boca não podem realizar a doação, pois é uma área mais propensa a infecções do que outras partes do corpo. 

É importante destacar, também, que as pessoas com tatuagens podem doar sangue após um ano da realização do desenho (tempo adequado para manifestações de doenças contagiosas que possam ser transmitidas pela agulha).

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem doar. As lactantes devem aguardar 12 meses para voltarem a ser doadoras de sangue. No período pós-parto, a mulher pode voltar a doar após 90 dias, se o parto for normal, e, em caso de cesáreas, 180 dias.

Para doar sangue, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas há, pelo menos, cinco horas antes do ato. Além disso, o voluntário deve ter feito refeições prévias leves, sem gordura, e não ter consumido bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação. 

É um mito dizer que os doadores estão suscetíveis a doenças transmissíveis via sangue. Como parte do procedimento da doação, é realizado o teste NAT, que detecta doenças como HIV e Hepatites B e C pelo procedimento que tem capacidade de identificar se a pessoa está contaminada, mesmo se for recente.

Fundação Hemominas

O atendimento para doação de sangue na Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) é realizado de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, na Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia, em Belo Horizonte. Pode ser feito o agendamento pelo telefone 155 ou o agendamento online.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br